Fato Real
Destaque Lafaiete

Começa segunda fase de vacinação contra a Covid-19 em Lafaiete

Nesta semana a Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete recebeu duas remessas de vacinas contra a COVID-19 – Coronavac COVID-19 (Sinovac/Butantan) e Covishield COVID-19 (AstraZeneca/Fiocruz), sendo as doses (D2) para os profissionais que já receberam a primeira dose (D1) da fase inicial do plano, além de mais 1.499 doses para início da segunda fase do plano de imunização contra a Covid-19.

As primeiras 1.205 doses que chegaram no dia 20/01 foram direcionadas à imunização dos trabalhadores da área da saúde, priorizando os profissionais que atuam no atendimento à pacientes com Covid-19, trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos e os idosos institucionalizados em consonância com o Plano Nacional de Imunização. Estes profissionais já estão recebendo a segunda dose.

A meta de vacinação é 90% da população alvo de cada grupo prioritário. Assim, tendo em vista o objetivo principal da vacinação, de reduzir casos graves e óbitos pela Covid-19, é fundamental alcançar altas e homogêneas coberturas vacinais. Segundo a Secretaria de Saúde, todos os esforços neste momento estão voltados para vacinar toda a população alvo conforme ordem de prioridade descrita na nota informativa vacinação Covid-19 no estado de Minas Gerais atualizada em 27/01/2021.

Com este quantitativo, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estão sendo vacinados profissionais de saúde que ainda não haviam recebido a vacina na primeira fase do plano, na seguinte ordem de prioridade:
1. Trabalhadores dos hospitais (públicos e privados) que realizam atendimento de Covid-19: todos os trabalhadores de saúde, exceto setor administrativo.
2. Trabalhadores do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e equipes de remoção de pacientes com suspeita de COVID-19, exceto setor administrativo.
3. Trabalhadores dos serviços de atendimento hospitalar e pré-hospitalar de urgência e emergência (UPAs e PAs): todos os trabalhadores de saúde, exceto setor administrativo.
4. Trabalhadores da área da saúde de laboratórios (públicos e privados) que realizam a coleta de amostra de Covid-19.
5. Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e Centros de Referência Covid-19: trabalhadores envolvidos diretamente na atenção para casos suspeitos e confirmados de Covid-19..
6. Trabalhadores da área da saúde de serviços especializados que atuam na prestação de serviços às unidades Covid-19 como clínicas de imagens e outros serviços terceirizados dentro da própria instituição.
7. Trabalhadores da área da saúde de laboratórios (públicos e privados), excetos os já contemplados no item “4” e setor administrativo.
8. Trabalhadores das Secretarias Municipais de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde que, em razão de suas atividades, tenham contato com o público.
9. Demais trabalhadores da saúde.

O detalhamento pode ser encontrado no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 disponível em: https://www.gov.br/saude/ptbr/media/pdf/2021/janeiro/25/planovacinacaocovid_v2_25jan21.pdf

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!