Fato Real
Destaque Lafaiete

Cemitérios de Lafaiete terão normas rigorosas neste Dia de Finados

Os cemitérios de Conselheiro Lafaiete que estarão de portões abertos neste dia de Finados tomaram providências especiais para receber o público em segurança e minimizar o risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Apenas o cemitério Nossa Senhora da Conceição estará fechado na próxima segunda-feira. Segundo a administração, quem quiser homenagear antecipadamente amigos e familiares falecidos pode comparecer ao local sábado e domingo no período de oito da manhã às cinco da tarde. O cemitério ficará fechado no dia de Finados (2) sem atendimento presencial nem celebrações religiosas, mas abrirá normalmente a partir de terça-feira (3). No feriado, os funcionários estarão de plantão apenas para a realização de sepultamentos.

Jardim do Éden
Jardim do Éden

Nos demais cemitérios, a diferença em relação aos anos anteriores é que não haverá missas ou quaisquer outras cerimônias religiosas. O cemitério particular Jardim do Éden poderá ser visitado das seis horas da manhã às cinco da tarde.

No cemitério municipal Vale do Ipê, o chefe da administração, Felipe Vagner Batista, informou que os portões ficarão abertos das oito da manhã às quatro da tarde. Para entrar, os visitantes precisarão estar usando máscara. A administração recomenda que as homenagens sejam breves para evitar o risco de aglomerações. Logo na entrada do cemitério, funcionários da Secretaria da Saúde farão uma blitz educativa com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal; eles vão oferecer álcool em gel para os visitantes higienizarem as mãos.

Trânsito e outros

Vale do Ipê ficará aberto de 8h às 16h no Dia de Finados

Para que o público tenha maior espaço livre para circular mantendo o distanciamento social, a entrada de veículos no Vale do Ipê também não será permitida. A alternativa é deixar os carros estacionados ao longo da rua Santa Efigênia, na praça do Cristo e no bairro Ouro Verde, próximos ao cemitério. Também como medida de precaução em função da pandemia, o acesso ao local onde as pessoas depositam velas em tributo aos entes queridos não será permitido. Poderão ser depositadas flores nos túmulos, sejam naturais ou artificiais, desde que não se utilizem vasos ou outros recipientes que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue.

O administrador Felipe Vagner reiterou o apelo para que, somente este ano, pessoas que integram o chamado grupo de risco deixem de ao cemitério no feriado de Finados. Esta, segundo ele, será uma atitude prudente diante do risco representado pela pandemia de COVID-19.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!