Fato Real
Lafaiete

Casos de Covid aumentam em Lafaiete e chegam a 40 registros por dia

Mais uma vez os números  divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde sobre  a pandemia do Novo Coronavírus assustam.

Nesta quarta-feira 18/11 outros 40 (quarenta) casos confirmados foram comunicados, o que eleva o total para 1.421 confirmações desde o início da pandemia do Novo Coronavírus. São consideradas curadas 1.255 pessoas. 519 casos suspeitos estão em monitoramento e 106 aguardam resultados de exames.

Na terça-feira  37 (trinta e sete) casos confirmados foram comunicados. E na segunda-feira já tinham sido anunciadas mais 21 confirmações.

Em entrevista que foi ao ar “Jornal Falado Carijós”, de hoje,  a secretária municipal de Saúde, Rita de Kássia Silva Melo, comentou os dados e afirmou que os casos  divulgados ontem aumentaram devido a exames privados encaminhados por empresas e recebidos pela Fundação Ezequiel Dias desde o dia 06 de novembro, cujos resultados foram agora comunicados.

Rita de Kássia/Arquivo
Rita de Kássia/Arquivo

Rita também atribuiu o acúmulo de casos à metodologia de testagem adotada pela Secretaria Estadual de Saúde, que obrigou os municípios a regredir para a fase inicial do acompanhamento da pandemia ao acabar com a descentralização das análises e concentrar os exames na FUNED: “Enquanto Ouro Preto foi nossa referência para análises, recebíamos os resultados em até 24 horas ou até no mesmo dia do envio, dependendo da urgência do caso. Como o estado fechou alguns pontos de análise, a FUNED está outra vez recebendo amostras dos 853 municípios mineiros. Aquela demora de cinco a 10 dias na entrega dos resultados, que a gente viu no começo da pandemia, é a nossa realidade novamente”.

Rita de Kássia informou que têm sido colhidas em Lafaiete mais de 25 amostras para exames todos os dias, média considerada elevada. A secretária de Saúde argumentou, ainda, que o fato de não serem feitas análises nos fins de semana contribui para o acúmulo de registros nos dias seguintes.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!