Fato Real
Gerais Lafaiete

Associações de recicláveis recebem apoio após incêndio em galpões

Incêndio destruiu galpão
Incêndio destruiu galpão

Na manhã desta quinta-feira, 21/01, o prefeito de Lafaiete e presidente do Ecotres, Mário Marcus, esteve nos galpões das associações de materiais recicláveis localizados,  no bairro Lima Dias que foram atingidos por um incêndio no último dia 18 de janeiro.

Após o ocorrido a Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete, a Associação Regional de Proteção Ambiental – ARPA, o Ministério Público, o Consórcio Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos – ECOTRES e a Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis ANCAT, estão prestando todo o apoio e mobilizando parceiros para reconstrução dos galpões.

Até o momento já foi disponibilizado caminhão para limpeza do local,  que já iniciou nesta manhã; doação de cestas básicas que serão entregues até o final deste mês;  elaboração de edital para doação de EPI (Equipamentos de Proteção Individual). A prefeitura também está prestando atendimento na realização do levantamento para reestruturação do local.

De acordo com informações do Departamento Municipal de Meio Ambiente as associações são formadas atualmente por famílias, que tiram seu sustento exclusivamente da triagem e comercialização do material reciclado que é retirado da coleta comum beneficiando o meio ambiente e gerando uma economia ao município em torno de R$ 480 mil reais por ano, além de trabalho e renda às famílias associadas.
Os galpões que abrigam as três associações, ASMARCOL, ASCOL e ASCORPE , são próximos, não sendo atingido o Galpão da ASCOL . Desta forma, a rota de coleta dos bairros atendidos permanecerá, porém com algumas alterações de horário devido ao acúmulo de material no pátio de triagem. Além disso, devido ao período da pandemia, as equipes foram reduzidas por quadros de morbidade, isolamento e idade de seus associados.

O prefeito Mário Marcus ressalta a importância das parcerias e a união das instituições para a reconstrução e reestruturação dos galpões visando a recuperação do trabalho e sustento de diversas famílias. Ele destaca que as associações de catadores de matérias recicláveis prestam relevantes serviços para a cidade e para a preservação do meio ambiente.

Associações receberam apoio
Associações receberam apoio

Acompanharam a visita Juliana Santos, Jussara Onofre e Juscilene do Carmo da ASMARCOL, Lúcia Moraes e Raquel Alessandra da ASCOPRE, Paula Thamires Diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Engenheira Thais Fonseca do Ecotres.

Deputado

O deputado estadual Glaycon Franco (PV) manifestou-se também em redes sociais sobre o ocorrido: “Recebi com tristeza a informação de que um incêndio destruiu o galpão de depósito de materiais recicláveis, da ASMARCOL em Conselheiro Lafaiete. A entidade desempenha importante papel na preservação economia sustentável de seus associados, além da preservação do nosso meio ambiente por meio da reciclagem e coleta seletiva, uma das bandeiras do Partido Verde e de nosso mandato. Minha solidariedade e apoio à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Conselheiro Lafaiete”, publicou.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!