Fato Real
Lafaiete Política

Alegando “política” no comitê, Conselho de Saúde pode deixar órgão de enfrentamento à Covid em Lafaiete

Embora não haja expectativa de que as aulas presenciais na rede municipal possam ser retomadas tão cedo e talvez o retorno nem ocorra este ano, o Conselho Municipal de Saúde elaborou uma série de diretrizes que deverão ser levadas em consideração quando houver a reabertura das escolas. A informação foi dada na Câmara de Vereadores pelo presidente do órgão consultivo, Roberto Sant’Ana, frisando que as sugestões foram devidamente submetidas ao Conselho Municipal de Educação.

Após à elaboração das 10 diretrizes, foi montada uma comissão formada por representantes da Educação e da Saúde que deverá, ao término dos próximos três meses, formatar os protocolos a serem seguidos por educadores, servidores e estudantes. O esforço conjunto conta, ainda, com a participação de representantes da Vigilância Sanitária e do Instituto São Dimas, além da assessoria de diversas faculdades privadas da cidade, que já se comprometeram a prestar apoio emocional e psicológico nos primeiros dias de adaptação ao chamado novo normal. Não há previsão de retorno às aulas e sim,  a elaboração de um protocolo a ser seguido quando isso ocorrer.

Fora do comitê

Durante participação na sessão desta terça-feira 08/09 na tribuna da Câmara Municipal, Roberto Sant’Ana  também confirmou a disposição do Conselho Municipal de Saúde de se retirar do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

O motivo, segundo o presidente, seria a politização dos debates no órgão: “O Comitê se tornou uma entidade muito mais política do que propriamente preocupada com a Covid. A tendência natural é de que, nesta quarta-feira, o Conselho de Saúde se defina pela saída do comitê porque não vamos participar desse jogo político. Os questionamentos que o Conselho faz são claros, precisos e fundamentados. Estamos abertos à discussão e ao acordo”, concluiu Roberto Sant’Ana.

Confira trechos do depoimento de Roberto Sant”Ana.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!