Fato Real
Gerais

Vale realiza teste de sirene em Belo Vale nesta sexta-feira

A Vale, com apoio das Defesas Civis estadual e municipal, realizará, na sexta-feira (09/04), às 9h, o teste técnico da nova sirene das barragens Marés I e II, da Mina de Fábrica, em Belo Vale A atividade consiste no acionamento com o som original. Antes do toque, é emitida uma mensagem reforçando que se trata de um teste.

O som pode ser ouvido na zona rural próxima, no Restaurante Varandão Espaço Gourmet, na MG-442 (entre o Km 15 e o Km 17) e no acesso ao distrito de Boa Morte. As autoridades competentes e a população vizinha às estruturas foram informadas. Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região ou por quem escutar o sinal sonoro.

Sirenes de alerta de emergência são instaladas em locais indicados pelo Plano de Emergência de Barragem de Mineração
Sirenes de alerta de emergência são instaladas em locais indicados pelo Plano de Emergência de Barragem de Mineração

A nova sirene integra o sistema de alerta das barragens no município, que já possui uma rotina mensal de testes estabelecida em Belo Vale, todo dia 9, às 10h. Dessa forma, nesta sexta-feira, haverá dois acionamentos: um com o brado original da nova sirene às 9h e outro às 10h, com música instrumental, relativo ao teste mensal de todas as sirenes das estruturas. O segundo toque pode ser ouvido na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens.

Em 2020, cerca de 150 sirenes foram testadas no estado de Minas Gerais em parceria com as Defesas Civis estadual e municipais. Além dos testes sonoros das sirenes, há também os silenciosos, realizados semanalmente pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs), localizados na Mina de Águas Claras, em Nova Lima, e na Mina de Conceição, em Itabira. Eles monitoram todas as barragens da Vale em Minas Gerais, 24 horas por dia, sete dias por semana, utilizando uma série de instrumentos de alta tecnologia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!