As Forças de Segurança do Estado prometem fiscalizações mais rigorosas nas cidades mineiras para evitar as aglomerações desta sexta-feira (12/02) até terça-feira (16/02), período que corresponderia as festividades de Carnaval. Este ano, devido à pandemia, os eventos como desfiles e shows estão suspensos.
As ações serão executadas em parceria entre o estado e os municípios, que têm a responsabilidade na fiscalização de festas e eventos. Major Carlos Protásio, respondendo pelo comando do 31º Batalhão da Polícia Militar sediado em Lafaiete, comentou sobre o trabalho a ser desenvolvido: “O reforço no policiamento será de tal forma que a PM estará acompanhando as atividades eventualmente realizadas em sítios, cachoeiras, no sentido de dispersar e evitar as aglomerações” pontua. Denúncias poderão feitas pelo telefone 190.
Sem ponto facultativo
O Major ainda aponta que as cidades da região têm se movimentado no sentido de ajudar no combate a concentração de pessoas: “No município de Conselheiro Lafaiete e na maioria dos municípios da área do 31° Batalhão, tem se tomado as medidas restritivas para evitar a proliferação do vírus. O planejamento será adaptado, visando atender as demandas desse momento”.
Prefeituras de diversas cidades da região, como Lafaiete, Congonhas, Ouro Branco, Barbacena, Carandaí decidiram seguir a orientação do Governo do Estado de Minas Gerais e não vão conceder ponto facultativo nos dias do Carnaval deste ano. Assim, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro (2ª, 3ª e quarta feira) haverá expediente regular.