Fato Real
Gerais

Prorrogado prazo de efetivação da matrícula em escolas públicas

O período de matrícula para os estudantes que fizeram cadastro escolar pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) nas escolas da rede pública de Minas Gerais, foi prorrogado para até a próxima segunda-feira 15/02.

A Superintendente da SRE de Conselheiro Lafaiete, Maria de Lourdes Reis Silva Beato, alerta aos pais e estudantes que a vaga só estará garantida com a efetivação da matrícula. “Precisa ser assimilado pelas famílias que realmente precisam ir à escola, com os documentos, para efetivação da matrícula. Sem a confirmação a vaga será puxada no sistema como não preenchida e será computada como vaga remanescente. Será um outro momento para aquele candidato que ficou de fora deste processo e poderá, então, preencher aquela vaga que não foi confirmada pela família”. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas a partir do dia 25/02.

O processo de efetivação da matrícula está sendo feito de forma presencial e serão seguidas todas as recomendações do Comitê Extraordinário da Covid-19. As famílias devem ficar atentas, pois cada escola elaborou o seu cronograma de atendimento para o momento da matrícula, de acordo com sua realidade.

Caso o aluno ainda não tenha consultado o resultado do encaminhamento dos inscritos no SUCEM, basta verificar o e-mail informado no momento em que foi feito o cadastramento. Mas, se o aluno não recebeu ou não se lembra do endereço eletrônico, não há problema. Neste caso, basta acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br e informar o número de inscrição e a data de nascimento do candidato/aluno para visualizar o resultado. Importante conferir se o número da inscrição está correto, para que seja possível a verificação da informação.

Documentação necessária

Como a confirmação da vaga ocorre presencialmente na unidade de ensino para a qual o aluno cadastrado no SUCEM foi encaminhado, é importante que os pais e/ou responsáveis, ou o aluno maior de 18 anos, fiquem atentos à documentação necessária para efetivar a matrícula.

I – Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento do aluno, original e cópia;

II – CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;

III – Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;

IV – Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2021, ficando o documento original na escola.

Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis. São considerados comprovantes de endereço válidos, preferencialmente, as contas de água, energia ou telefone e, na ausência desses, contrato de aluguel ou outro documento que conste o nome e endereço dos pais/responsáveis ou aluno, se for maior de idade.

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