Fato Real
Gerais

Populares socorrem animal que definhava a céu aberto em Lafaiete

Penúria do animal sensibilizou moradores
Penúria do animal sensibilizou moradores

Uma cena sensibilizou um grupo de moradores do bairro São Sebastião, em Conselheiro Lafaiete nesta segunda-feira 02/11. Um animal abandonado em estado de penúria parecia ter sido condenado a morrer à míngua.

A mula já havia sido vista vagando sem destino entre os bairros São Dimas e São Sebastião e até mesmo pela BR-040.

Cego de um olho, com sinais evidentes de velhice, fraqueza e desnutrição, o animal ainda se arriscou a escalar um barranco na rua José Balbino Chaves, na tentativa de encontrar algum capim para se alimentar, mas não teve forças e acabou caindo; na queda, sofreu diversas escoriações na altura da boca que atraíram moscas e outros parasitas.

Animal se feriu na tentativa que buscar alimento
Animal se feriu na tentativa que buscar alimento

Diante da cena alguns moradores tentaram socorrer o animal. Apesar de magra e debilitada, tratava-se de uma mula de grande porte e os populares não conseguiram colocá-lo outra vez de pé.

Moradores contam que pediram ajuda à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, ouvindo como resposta que esta não seria atribuição das duas corporações. Para que a mula não morresse, uma enfermeira da comunidade, auxiliada por um profissional acostumado a lidar com cavalos, fez-lhe uma aplicação de soro, o que lhe restituiu parte das forças.

A mula recebeu cuidados e carinho
A mula recebeu cuidados e carinho

Acionada, a veterinária Carla Sássi também foi ao local, ministrou algumas vitaminas ao animal, que, aos poucos, foi recuperando os movimentos. Depois de, finalmente, se por novamente de pé, a mula foi encaminhada para um sítio em Gagé, onde já está recebendo atendimento veterinário especializado.

Não há pistas de quem teria abandonado o animal em condições tão precárias.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!