Fato Real
Destaque Gerais

Lafaiete registra aumento de crianças contaminadas com a Covid-19

O agravamento da pandemia em Lafaiete tem se refletido no número de casos de crianças testando positivo para a Covid-19 no município. É o que revela a entrevista da Secretária de Saúde, Rita de Kássia,  à jornalista Gina Costa no “Jornal Falado Carijós” nesta terça-feira (09/03).

Desde o início da pandemia, Lafaiete nunca deixou de ter crianças testando positivo para a doença causada pelo novo coronavírus. No entanto, Rita de kássia destaca que neste início de 2021 tem chamado muito a atenção das autoridades sanitárias o número de casos da doença em crianças.

Em janeiro foram 27 crianças de 1 a 9 anos testando positivo e duas crianças menores de 1 ano.
No mês de fevereiro foram 22 crianças de 1 a 9 e uma criança menor de 1 ano positivadas.

Em março, nestes primeiros dias, já foram contabilizadas 3 crianças de 1 a 9 anos e uma menor de 1 ano que foram contaminadas pelo vírus. Ainda faltam alguns resultados para serem entregues.

No total, 92 crianças de 1 a 9 anos já foram confirmadas com Covid-19 na cidade desde o início da pandemia. Mais da metade dessas foram em 2021.

Secretária de saúde afirma que a cidade tem visto o número de crianças com o vírus crescer
Secretária de saúde afirma que a cidade tem visto o número de crianças com o vírus crescer

A Secretária de Saúde pontua que, ao contrário do que acredita parte da população, existe o agravamento do caso clínico de crianças e essa situação já ocorreu em Lafaiete: “No momento nós não temos crianças hospitalizadas, mas nós já tivemos crianças hospitalizadas e encaminhadas para outros municípios por causa de uma complicação no caso”.

Pandemia em Lafaiete

 

Não são apenas crianças que têm se infectado mais com o Sars-CoV-2. Todas as faixas etárias apresentaram um aumento do número de casos. A cidade segue com uma taxa de ocupação de leitos alta.

No boletim epidemiológico de segunda-feira (08), Lafaiete confirmou 90 novos casos da doença e mais um óbito. A cidade está atualmente com 92,59% dos leitos de UTI ocupados.

Na última semana, o município chegou ao esgotamento dos leitos de UTI. Nesses dias, foi necessário encaminhar alguns pacientes para leitos de Unidade de Terapia Intensiva em outras cidades da macrorregião.

A Secretária Rita de Kássia pede a colaboração da população para diminuir a contaminação da Covid-19. O uso correto da máscara, a lavagem frequente das mãos e evitar aglomerações são medidas necessárias para diminuir os níveis de taxa de ocupação de leitos e o número de casos positivos.

Foto de capa/Agência Brasil.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!