Fato Real
Gerais

Lafaiete participará de ações virtuais da Copasa na semana da água

A Copasa preparou uma extensa programação virtual para mobilizar a população na semana na qual se celebra o Dia Mundial da Água. As ações começam hoje (22/03) e se estendem até o dia 26 debatendo temas importantes como preservação, qualidade e acesso à água. Especialistas, mobilizadores socioambientais e estudantes irão apresentar, sob diversos pontos de vista, a importância da segurança hídrica para o abastecimento humano.

Programação

Durante a Semana da Água, a Copasa vai publicar em suas redes sociais fotos e vídeos de mananciais enviados por moradores de todas as regiões mineiras. São imagens feitas por empregados da Copasa, estudantes, representantes dos Coletivos de Meio Ambiente (Colmeia) de diversos municípios participantes do Pró-Mananciais, além de autoridades locais. Todos celebrando os mananciais que abastecem suas cidades.

Na programação estão também previstos dois webinares com os temas “Diálogo de saberes sobre qualidade da água: conservação, qualidade e acesso” e “Educação Cidadã: mobilização pelas Águas”. Os interessados podem acompanhar a programação pelas mídias sociais da Copasa.

23/03 – Webinar:  Diálogo de saberes sobre água: preservação, qualidade e acesso
O que é: Videoconferência.
Onde: canal Youtube TVCOPASAMG.
Horário: 16h às 17h30.
Abertura: Nelson Guimarães, Superintendente de Desenvolvimento Ambiental.
Mediador: Breno Guedes, Gerente da Unidade de Serviço de Comunicação Institucional.
Temas apresentados pela Copasa:

  • Proteção: a fonte da água nossa de cada dia- Clara Elisa Fernandes Pereira Dutra – bióloga e especialista em Gestão de Projetos Ambientais.
  • Qualidade da água para consumo humano- Fernando Antônio Jardim –  Biólogo, com experiência em biologia sanitária e ambiental, é responsável pelo setor de hidrobiologia do Laboratório Central da Copasa,
  • Direito humano à água e ao saneamento – Maria Cristina Canuto da Fonseca – Pedagoga e Linguista com pós-graduação em Pedagogia Empresarial: Qualidade em Recursos Humanos.
Letícia vai á mediar  webinar do Projeto Chuá
Letícia vai á mediar webinar do Projeto Chuá

24/03 –  Webinar Educação Cidadã: mobilização pelas águas
O que é: Webinar sobre mobilização cidadã em prol da preservação das águas.
Onde: canal Youtube TVCOPASAMG.
Horário: 16h às 17h30.
Abertura: Nelson Guimarães Superintendência de Desenvolvimento Ambiental.
Mediadora: Letícia Emanuele de Siqueira – Escola Municipal Nilce Moreira – Conselheiro Lafaiete (jovem conferencista do Encontro Chuá Virtual 2020) .
Apresentação de agentes de transformação socioambiental identificados no Projeto Piloto de Educação Ambiental Cidadã do Encontro Chuá Virtual, da Copasa, em 2020.

  1. Madalena Izabel Sousa Ferreira. Tema:  Sementes do Paraíso, de São João do Paraíso
  2. Hélvio Lelis Araújo. Tema: O que queremos para o futuro da água no planeta. IMAPEAR, de Taiobeiras.
  3. Enderson Barreto. Tema: Grupo de Resgate de Animais em Desastre – GRAD – Conselheiro Lafaiete.
  4. Marciel Matos. Tema: Despoluição da Gruta em Alpinópolis.
  5. Cristiane Azevedo. Tema:  Arranjos produtivos com óleo usado na cozinha. Arroxim Negócios Sustentáveis.
  6. Maíra Fares Leite. Tema: Pró-Mananciais – Programa de Preservação e Recuperação de Mananciais – Copasa.

25/03 – Lançamento do 2º Encontro Chuá Virtual, projeto do Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental da Copasa

Fórum: Escolas Transformadoras – o papel e a importância de atitudes socioambientais da escola no compromisso com a valorização da água e do saneamento.

Escolas e Municípios contemplados: Escola Estadual Coronel Venâncio de Souza, de Águas Vermelhas, Escola Estadual Mary Lucca Chagas, de Caratinga, Escola Estadual Geraldo Bittencourt, de Conselheiro Lafaiete, Escola Estadual Capitão Esperidião, de João Pinheiro e Instituto Metodista (Arca de Noé) – Imã Bilíngue, de Leopoldina.

Abertura da temporada 2021, em modo virtual, com conversa sobre o saneamento e realização da trilha interpretativa na mata do Centro de Educação Ambiental (Ceam Barreiro) da Copasa. Este formato contempla em especial estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas e o acesso é realizado por meio da plataforma virtual que a escola adota em sua aula.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!