Fato Real
Gerais

Incêndios provocam surgimento de animais silvestres em áreas urbanas

Incêndios espantam animais do habitat natural
Incêndios espantam animais do habitat natural

Além dos graves (e, muitas vezes, irreversíveis) prejuízos ao meio ambiente, as queimadas que vêm consumindo grandes áreas de vegetação de norte a sul do Brasil estão afetando gravemente a sobrevivência dos animais silvestres. Com seu habitat natural reduzido a cinzas, cada vez mais os bichos se aventuram em áreas habitadas e perímetros urbanos em busca de água e comida.

O plantão do Corpo de Bombeiros vem registrando cada vez mais ocorrências envolvendo a captura de animais silvestres na zona urbana de municípios da região. Em apenas um dia, na terça-feira 29/09, a 2ª Companhia Independente resgatou cinco animais em cidades da região, incluindo gaviões, ouriços e cobras. No bairro Praia, em Congonhas, os bombeiros encontraram um gambá ferido e envolto numa sacola plástica.

Onça Parda

Onça foi encontrada em área urbana de Congonhas
Onça foi encontrada em área urbana de Congonhas

Porém, o registro realmente inusitado ocorreu na sexta-feira (02/10) também em Congonhas: uma onça parda no fundo do quintal de uma casa. Era uma fêmea adulta, pesando aproximadamente 50 quilos. A onça parda estava bastante agitada e havia se abrigado atrás da caixa d’água.

Tucanos

Tucano na porta da agência do INSS no centro de Lafaiete
Tucano na porta da agência do INSS no centro de Lafaiete
Ave busca alimento em janela de uma casa
Ave busca alimento em janela de apartamento na região do bairro Santa Efigênia

Aves de hábitos silvestres também estão visitando com frequência cada vez maior os centros urbanos.  Tucanos estão sendo visto com regularidade na área urbana de Lafaiete.

O médico veterinário Jean Ciaralo opinou sobre o fato: “Isso ocorre devido a um conjunto de fatores; desde as queimadas e o desmatamento, que trazem os animais silvestres para mais perto das cidades, até à facilidade para encontrar alimentos. Particularmente os tucanos são animais muito dóceis e as pessoas se afeiçoam, oferecem alimentos e eles sempre retornam aos locais onde encontraram comida facilmente. Tucanos são aves que voam muito, que percorrem grandes distâncias, podendo ir de uma cidade para outra. Nas cidades onde ainda há muitas áreas verdes e árvores velhas é muito comum os tucanos fazerem ninhos, razão pela qual percebemos o aumento da incidência dessas aves em meio à vida urbana”, disse.

Jean Ciaralo acrescentou que ainda é cedo para determinar fatores biológicos por trás do aumento da incidência de animais silvestres nos centros urbanos; mas, particularmente em nossa região, os tucanos têm encontrado fartura de alimentos e árvores propícias para viver e procriar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!