Fato Real
Gerais

Hospital em Barbacena realiza cirurgia cardíaca inovadora

O Hospital Ibiapaba CEBAMS realizou, no dia 8 de fevereiro, um novo procedimento no coração: o Tratamento Transcateter da Valva Aórtica (TAVI). Juntamente com o Dr. Eduardo Saadi, referência neste tipo de procedimento, a equipe TAVI do Hospital, liderada pelos médicos do Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Luciano Abdallah e Giancarlo Rabelo, realizou o procedimento minimamente invasivo em uma paciente de 86 anos com estenose aórtica grave e tortuosidade importante da aorta abdominal e torácica. A aorta é a maior e mais importante artéria de todo o sistema circulatório do corpo humano.

Com grave risco, a paciente foi submetida ao procedimento na Hemodinâmica do Hospital e fez a troca da sua válvula cardíaca com grande sucesso. O TAVI realizado em Barbacena utilizou a mesma prótese que foi implantada no líder da banda Rolling Stones, Mick Jagger, de 77 anos. Ele precisou ser submetido ao TAVI em 2019, na Inglaterra, quando precisou trocar a válvula de seu coração. A cirurgia foi um sucesso e Jagger voltou à música após o procedimento.

Parte da equipe que atuou no TAVI. Foto: Hospital Ibiapaba CEBAMS
Parte da equipe que atuou no TAVI. Foto: Hospital Ibiapaba CEBAMS

Segundo o Dr. Luciano Abdallah, o TAVI proporciona ao paciente mais qualidade de vida depois da cirurgia: “Por ser minimamente invasivo, o TAVI utiliza pequenos cortes e a tecnologia mais moderna disponível no mercado global. O paciente que é submetido ao TAVI tem uma menor mortalidade cirúrgica e recuperação mais rápida, podendo voltar às atividades normais em menor tempo, se comparado com o paciente que realiza o procedimento cirúrgico tradicional. É importante que o paciente sempre consulte seu médico para ver se seu caso tem a indicação de TAVI”.

A tecnologia é a mesma de grandes centros globais.. Foto: Hospital Ibiapaba CEBAMS
A tecnologia é a mesma de grandes centros globais.. Foto: Hospital Ibiapaba CEBAMS

Outros procedimentos

Devido ao grau de complexidade dos equipamentos e do time Endovascular/TAVI do Hospital Ibiapaba CEBAMS, hoje o Hospital está capacitado para realizar de forma minimamente invasiva diversos procedimentos que envolvam o aparelho circulatório, como correções de AVCs, aneurisma e dissecção da aorta, implante de próteses valvares e demais correções estruturais do coração. Esses procedimentos são únicos na região.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!