Fato Real
Gerais

Espaço de fala da juventude, SLAM MG acontece com participação de lafaietense

Slam 2018 em Conselheiro Lafaiete
Slam 2018 em Conselheiro Lafaiete

O SLAM MG é a etapa estadual da Competição de Poesia Falada, Poetry Slam. O movimento teve início na década de 80 em Chicago e acontece mundialmente.

 

Teve início nesta quinta-feira 19/11 a primeira etapa da maior competição de performances de poesias autorais faladas do estado de Minas Gerais. Este ano por conta da grave crise sanitária da COVID-19 o evento ocorre em ambiente virtual, ao vivo através da plataforma YouTube, com representantes de vários municípios do estado, que participaram de eliminatórias regionais ao longo do ano. O evento ocorrerá em três etapas, sendo divididas por chaves, tendo 5 poetas em cada chave e as etapas ocorrendo nos dias 19, 20 e 21 de novembro.

Espaço marcado pelo ativismo e protestos, onde através da arte e das poesias faladas as juventudes levantam pautas importantes como política, religião, racismo, autoconhecimento e outras.  Cada poeta com sua própria personalidade e com muita criatividade retrata seus anseios e as indignações despertadas pela realidade em que vivem; sendo ponte também para que outros jovens possam se conectar com essa linguagem artística, e novas formas de ver e influenciar o mundo, fomentando o consumo e as produções literárias.

Lafaiete

Samuel será o representante de Lafaiete no SLAM MG/Foto/Ana Cândida/Arquivo
Samuel será o representante de Lafaiete no SLAM MG/Foto/Ana Cândida/Arquivo

Conselheiro Lafaiete não ficou de fora dessa, tendo Samuel Pascoal (Pouca Sombra), como representante. Vencedor da última edição do Slam Ativista, que aconteceu no ano de 2019  ele é um forte candidato a conquitar uma das três vagas para o ‘SLAM BR’ que reúne poetas de todo o Brasil.

Samuel está competindo na “Chave C”, composta também por ‘Nega Preto’ do Mais Um Slam – Juiz de Fora, Welligton Sabino do Slam Para Carolina – Sacramento, Laira Arvelos do Slam do Ponto – Patrocínio, Edson Miltão do Slam Ondaka – Uberaba,.

A apresentação da chave do lafaietense acontecerá nesta sexta feira dia 20 ás 20 horas.

“Sigam as redes sociais do SLAM MG e fiquem por dentro de todas as etapas da competição que mais cresce dentro da cultura urbana mundial, e que demonstra a força e potência da juventude, quebrando paradigmas e estigmas que colocam os jovens principalmente negros e periféricos como ignorantes e marginais. Os poetas vem mostrar que os jovens tem voz e sua rebeldia tem causa”, afirmam participantes locais.

SLAM MG: https://www.youtube.com/channel/UCb9nDJDUtHc-9XU20yOHYTQ, https://www.instagram.com/slam_minasgerais/

SLAM ATIVISTA: https://www.instagram.com/slamativista

POUCA SOMBRA: https://www.instagram.com/fo_s_co

Texto por Wanderson Martins.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!