Fato Real
Destaque Gerais

Criança escapa de morte por afogamento graças a orientações de bombeiro

O socorro prestado pela família e vizinhos e a orientação precisa de um sargento do Corpo de Bombeiros salvou uma criança da morte iminente por afogamento em Barbacena.

O fato aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (07/10), quando a corporação recebeu o pedido de socorro; familiares disseram que o menino de dois anos e quatro meses havia se afogado na piscina de casa, no bairro Valentim Prenassi. A mãe (36 anos) contou que havia acabado de dar o almoço aos dois filhos – o mais velho, uma menina de seis anos, quando, aproveitando um breve momento de distração, a criança menor saiu pela porta da cozinha e foi em direção a uma piscina de plástico querendo pegar uma bola que boiava na água. O menino se desequilibrou e caiu no fundo da piscina, feita de fibra e medindo três metros de largura por 1,40 de profundidade.

A mãe logo viu o que estava acontecendo e correu para retirar o menino, que saiu sem conseguir respirar nem mesmo após tentativas de reanimação por meio de massagens cardíacas. Desesperada, a mulher gritou por socorro e foi acudida por vizinhos, que acionaram o Corpo de Bombeiros.

Sargento Rodrigo Alves
Sargento Rodrigo Alves

Por telefone, o sargento Rodrigo Alves transmitiu as orientações a um morador que, por sua vez, as repassou ao pai do menino (37 anos), que assumira os procedimentos de ressucitação. A manobra consistiu na respiração boca a boca acompanhada de leves compressões à altura do peito da criança. Após breves instantes, o menino recobrou os sentidos, vomitou parte dos alimentos que acabara de ingerir e começou a chorar.

Enquanto isso, uma ambulância já estava a caminho da residência e, ao chegar, conduziu a criança, já com os sinais vitais recuperados, ao setor pediátrico da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, onde ficou internada em observação. O menino de dois anos e quatro meses passa bem e a expectativa é de que receba alta médica agora à tarde e possa voltar para casa são e salvo.

Foto de capa meramente ilustrativa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!