Fato Real
Gerais

Congonhas deve receber primeiras doses da Coronavac nesta quarta-feira

As primeiras doses da Coronavac, vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo Instituo Butantan, deve chegar a Congonhas nesta quarta-feira (20/01).

Nesta terça-feira (19/01) 16.275 seringas e agulhas devem chegar a cidade para serem usadas na primeira etapa de imunização contra a doença.

Congonhas já adquiriu duas novas câmaras de refrigeração para o armazenamento de vacinas, além de caixas térmicas e gelo reciclável específico para conservação e transporte de imunizantes.

Estes aparelhos são essenciais para a vacinação da população
Estes aparelhos são essenciais para a vacinação da população


Os profissionais das equipes de saúde da família que atuarão na imunização da população passarão por treinamento nos próximos dias.

A vacina, no entanto, ainda não está disponível para a toda a população. Nesta primeira fase, somente os profissionais da linha de frente ao enfrentamento da COVID 19 devem receber a vacina, conforme diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

“Sabemos da expectativa e da esperança que a população tem com a chegada da vacina, porém precisamos salientar que ela chegará aos poucos e que serão estratificados os grupos prioritários pelo Ministério da Saúde”, enfatiza Ana Paula da Cruz, diretora de Atenção Básica em Saúde de Congonhas.


Vacinação Domiciliar

Para evitar a exposição dos grupos de risco a aglomerações, Congonhas pretende adotar a estratégia de vacinação domiciliar perante agendamento prévio. A cidade seguirá o plano nacional de imunização, priorizando os seguintes grupos:

1.ª Fase: trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente de combate a Covid-19; indígenas e quilombolas; idosos com 75 anos ou mais; idosos com 60 anos ou mais institucionalizados.

2.ª fase: idosos de 60 a 74 anos.

3.ª fase: pessoas com comorbidades – Diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer, obesidade grave (IMC≥40).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!