Fato Real
Gerais

Começa a vacinação de idosos contra a Covid-19 na região

Começa nesta segunda-feira (15/02) a vacinação de idosos com 90 anos ou mais contra a Covid-19 em Conselheiro Lafaiete. O grupo, que é o mais vulnerável para as internações hospitalares pela doença, terá 588 doses disponíveis para a primeira etapa da imunização.

Em Lafaiete, os idosos serão imunizados em domicílio por funcionários dos PSFs. Cada posto será responsável pela vacinação dos idosos de sua área de abrangência. Pessoas com 90 anos ou mais que não estão em uma área de cobertura dos PSFs devem entrar em contato com o número 99227-0622 entre 8h e 16h para agendar a aplicação da vacina.

Em entrevista a jornalista Gina Costa no “Jornal Falado Carijós” na quinta-feira (11/02), a Referência Técnica em Imunização de Lafaiete, Ana Paula de Castro Meireles Gonçalves, ressaltou que no momento de vacinação a equipe estará uniformizada e identificada. Nenhum documento será solicitado por telefone. Na residência, será necessária a apresentação apenas do cartão do SUS e do cartão de vacina.

Barbacena

A vacinação dos idosos, com 90 anos ou mais, começa também hoje em Barbacena. Não é necessário um cadastro prévio deste grupo que deverá apresentar somente um documento de identificação, comprovante de endereço e cartão SUS (caso o paciente possua). As vacinas serão aplicadas na própria Secretaria de Saúde, na antiga Fibra Fiat (ao lado da Apae), das 14h às 17h, na segunda e terça-feira (15 e 16). Não será necessário que o idoso desça do carro. 

A aplicação será no sistema drive-thru. Pacientes com dificuldade ou impossibilidade de locomoção devem entrar em contato com a Secretaria para que seja enviada uma equipe para realizar a vacinação no domicílio do idoso.

Carandaí

Carandaí também iniciou hoje a imunização dos cidadãos com idade igual ou superior a 90 anos. As equipes também irão realizar a vacinação domiciliar, para a mesma faixa etária, de pessoas que tiverem restrição de mobilidade.

A orientação é que o idoso 90+ vá até o posto de saúde localizado na rua Doutor Luiz de Medeiros, 21 Centro (na rua da casa azul), e apresente documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o Cartão SUS, se tiver. Deverão ser seguidos todos os protocolos sanitários vigentes, como distanciamento físico, uso de máscara, higienização com álcool em gel. Para evitar aglomerações, a orientação é que os idosos dependentes sejam acompanhados por apenas uma pessoa.

Autoridades de saúde orientam que mesmo após a imunização, o uso de máscaras e demais cuidados contra a Covid-19 devem continuar
Autoridades de saúde orientam que mesmo após a imunização, o uso de máscaras e demais cuidados contra a Covid-19 devem continuar


O horário de funcionamento no drive-thru será das 08h às 11h e 13h até às 16h, na segunda e na terça-feira.

Congonhas

Já Congonhas iniciou a vacinação dos idosos acima de 89 anos na sexta-feira (12/02. O município recebeu 206 doses da vacina, que segundo a Secretaria, será suficiente para imunizar de todos os idosos a partir dessa idade. Para a vacinação dos idosos acima de 89 anos, as equipes de saúde da família, irão até aos domicílios. A secretaria de saúde informa ainda que não é necessário este grupo procurar a UBS do bairro, pois, o cadastro, com todos os dados já foram realizados por cada equipe. A segunda dose será programada conforme disponibilidade de doses pela superintendência regional de saúde.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!