Fato Real
Gerais

CCZ se manifesta sobre possível abandono de cães no bairro Carijós em Lafaiete

Causou forte repercussão nas redes sociais a publicação de matéria no Fato Real nesta quarta-feira 03/03 sobre a situação de suspeita de abandono de dois cães no bairro Carijós, em Lafaiete. Moradores da rua Joaquim Dias registram imagens de dois cães que estariam há alguns dias numa casa sem moradores. Vizinhos passaram a alimentar os bichos e reclamam de que não tiveram apoio do Centro de Controle de Zoonoses ou entidade protetora dos animais.

Diante da publicação o CCZ se manifestou junto à redação do Fato Real, informando que tem conhecimento do caso. A Polícia Militar do Meio Ambiente também foi acionada e esteve no local, porém não havia ninguém na casa.

A direção do CCZ disse que acompanha a situação, que foi criada a partir da separação do casal que residia no imóvel. A tutora dos animais mudou-se para outra cidade e os deixou sob cuidados da mãe dela. No entanto, disse que estará em breve na cidade para levar os cães junto com sua mudança.

Neste intervalo de tempo, porém, os animais não teriam, segundo pessoas que viram a situação, o cuidado necessário. Foi confirmado que na manhã de hoje os animais foram levados para tomarem banho.

Sobre um surto de Cinomose no Centro de Controle de Zoonoses foi informado que até ontem cinco cães estavam em isolamento para tratamento da doença.

Repercussão

A discussão entre protetores de animais e pessoas que denunciaram a situação ou se comoveram com ela se estendeu nas redes sociais do Fato Real, com críticas de ambos os lados.

Se há quem cobre ação do CCZ, há também os que esclarecem que o local não é canil, não tem estrutura e não tem a função de recolher animais.  As entidades protetoras não vivem situação diferente. Muitos dos protetores fazem custeio com recursos próprios para a causa, quando não há parceiros disponíveis para atendimentos emergenciais como consultas veterinárias, medicação ou alimentação.

A responsabilização da tutora do animal também foi cobrada entre os que se manifestaram.

Centro de Controle de Zoonoses
Rua Jurupis, 65 – Bairro Carijós.
Horário de funcionamento: 7h30 às 12h e de 13h às 16h  (segunda a sexta).
Telefone: 3769-2505.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!