Fato Real
Gerais

Católicos celebram a Semana Santa à distância

Pelo segundo ano consecutivo, a Semana Santa será diferente para os católicos. Acostumados a frequentar presencialmente as celebrações, este ano, a exemplo de 2020, os atos religiosos serão realizados a distância por causa da pandemia da Covid-19.

Neste domingo (28/03) foi celebrado o Domingo de Ramos, momento que representa a entrada de Jesus em Jerusalém, momento que marca o início das celebrações da Semana Santa, que vai até o Domingo de Páscoa (04/04).

Padre  Paulo Edson, da Paróquia de Lourdes, ressalta que este é um momento para que todas as pessoas fiquem em casa e que vivam a igreja em suas famílias. Para o pároco, também é um momento diferente, mas segundo ele, isso não impede que os fiéis vivam a Semana Santa com fé: “É a primeira vez nesses 34 anos de padre que eu fico sem celebrar a Semana Santa. Estou vivendo esse momento com muita serenidade e naturalidade. Esse Deus que nós amamos é um Deus em Jesus verdadeiramente flexível. “Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida em abundância””.

Semana Santa celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo
Semana Santa celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo

O padre Lambert Noben da Paróquia de São João Batista, pede para que os fiéis usem os ensinamentos da pandemia para que reflitam sobre suas atitudes e se tornem cristãos melhores: “Será que nós, após esta pandemia e por meio dela, criaremos em nós a humanidade, o altruísmo, o respeito pela humanidade, pelo planeta e a solidariedade entre todas as pessoas? Ou será que voltaremos aos antigos pecados de egoísmo, de indiferença, de fechamento?”

Onde assistir

Durante toda semana, as paróquias da região realizarão transmissões online de suas celebrações. Confira onde assistir as missas:

Matriz Nossa senhora da Conceição – YouTube.
Paróquia São José Operário – Facebook
Paróquia Divino Espírito Santo – Facebook, YouTube
Paróquia Bom Pastor – Facebook, YouTube.
Basílica do Sagrado Coração de Jesus – Facebook, YouTube
Santuário São Judas Tadeu – Facebook, YouTube

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!