Fato Real
Gerais

Campanha leva mais cor à vida de crianças em tratamento contra o câncer

Em 2019, o Fato Real contou a história do João Marcos Valle da Cruz, um garotinho que travava uma luta contra o câncer. Os pais se lançaram em uma busca frenética por um doador de medula óssea que se mostrasse compatível com o menino. Como resultado da mobilização, eles viabilizaram a vinda a Lafaiete de uma equipe do Hemominas e promoveram um bem-sucedido mutirão para captação e cadastro de doadores.

Em junho daquele ano, o menino faleceu, aos 5 anos de idade, por complicações da doença. Embora o esforço não tenha resultado no encontro de um doador que atendesse especificamente ao caso de João Marcos, os pais consideraram a iniciativa extremamente positiva, já que contribuiu para o aumento do cadastro de candidatos a diminuir a fila de espera formada por pacientes que aguardam há anos, no país inteiro, pela oportunidade de se submeter ao transplante de medula.

João Marcos com seus desenhos
João Marcos com seus desenhos

Legado

Convivendo com a luta de João Marcos desde seus primeiros anos de vida, a família deu sequência ao seu legado, através da solidariedade. Assim surgiu a campanha “Dê um colorido nos sonhos de crianças”.
Este é uma iniciativa do projeto “Amigos do João Marcos”, que visa amenizar os dias de quimioterapia das crianças. Segundo Valéria Cristina Cruz, a avó de João, a Covid-19 tornou ainda mais complicada a vida delas: “As sessões de quimioterapia duram em média o dia todo e com as restrições de visitas devido à pandemia, as crianças passam o dia sem nenhuma distração”.

A arte foi uma das distrações do menino
A arte foi uma das distrações do menino João Marcos

Colorido

Esta iniciativa visa levar lápis de cor, giz de cera, livros para colorir e livrinhos infantis para soltarem a imaginação e se distraírem do contexto pesado do dia da quimioterapia. “É uma campanha que visa levar cor e alegria às crianças em tratamento oncológico. Fazer uma criança sorrir não tem preço” completa a avó.

Arte de divulgação da campanha
Arte de divulgação da campanha

Doação

Para doar para a campanha, os materiais podem ser entregues na rua São Paulo, número 110 no bairro Jardim América em Conselheiro Lafaiete ou podem entrar em contato com a Valéria, que ela se dispõe a buscar; o telefone para contato é 98471-3871.

Relembre o caso: Garotinho de 5 anos precisa de transplante de medula óssea. Seja doador!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!