Em 2019, o Fato Real contou a história do João Marcos Valle da Cruz, um garotinho que travava uma luta contra o câncer. Os pais se lançaram em uma busca frenética por um doador de medula óssea que se mostrasse compatível com o menino. Como resultado da mobilização, eles viabilizaram a vinda a Lafaiete de uma equipe do Hemominas e promoveram um bem-sucedido mutirão para captação e cadastro de doadores.
Em junho daquele ano, o menino faleceu, aos 5 anos de idade, por complicações da doença. Embora o esforço não tenha resultado no encontro de um doador que atendesse especificamente ao caso de João Marcos, os pais consideraram a iniciativa extremamente positiva, já que contribuiu para o aumento do cadastro de candidatos a diminuir a fila de espera formada por pacientes que aguardam há anos, no país inteiro, pela oportunidade de se submeter ao transplante de medula.

Legado
Convivendo com a luta de João Marcos desde seus primeiros anos de vida, a família deu sequência ao seu legado, através da solidariedade. Assim surgiu a campanha “Dê um colorido nos sonhos de crianças”.
Este é uma iniciativa do projeto “Amigos do João Marcos”, que visa amenizar os dias de quimioterapia das crianças. Segundo Valéria Cristina Cruz, a avó de João, a Covid-19 tornou ainda mais complicada a vida delas: “As sessões de quimioterapia duram em média o dia todo e com as restrições de visitas devido à pandemia, as crianças passam o dia sem nenhuma distração”.

Colorido
Esta iniciativa visa levar lápis de cor, giz de cera, livros para colorir e livrinhos infantis para soltarem a imaginação e se distraírem do contexto pesado do dia da quimioterapia. “É uma campanha que visa levar cor e alegria às crianças em tratamento oncológico. Fazer uma criança sorrir não tem preço” completa a avó.

Doação
Para doar para a campanha, os materiais podem ser entregues na rua São Paulo, número 110 no bairro Jardim América em Conselheiro Lafaiete ou podem entrar em contato com a Valéria, que ela se dispõe a buscar; o telefone para contato é 98471-3871.
Relembre o caso: Garotinho de 5 anos precisa de transplante de medula óssea. Seja doador!