Fato Real
Gerais

Bombeiros realizam operação para prevenir incêndios em vegetação

Nesta semana iniciou-se em toda área de atuação da 2ª Companhia Independente de Bombeiros a operação “Alerta Verde” que visa prevenir incêndios em vegetação. 

Durante a operação, os bombeiros visitam os locais considerados vulneráveis e que apresentam grande área de vegetação e lotes vagos onde orientam e conversam com os moradores lhes repassando folhetos, dicas e medidas preventivas para evitar esse tipo de ocorrência.

O Tenente Daniel Guimarães, Comandante do Pelotão de São João del-Rei, destaca também a importância da atuação junto a comunidade: “A ação que passa a ser diária, é considerada importante, e a sociedade é nossa parceira neste trabalho, pois somente no ano de 2020 foram registrados inúmeros incêndios em vegetação na região da 2ª Companhia Independente de Bombeiros e, afinal, é sempre melhor prevenir do que remediar!”.

Em São João del-Rei, foram realizadas tratativas com a Secretaria de Urbanismo, buscando uma parceria nas ações
Em São João del-Rei, foram realizadas tratativas com a Secretaria de Urbanismo, buscando uma parceria nas ações

Na área de atuação do 3° Comando Operacional de Bombeiros Militar (COB), que envolve o 4º Batalhão (Juiz de Fora) e 2ª Companhia Independente (Barbacena), no período de abril a setembro de 2020 foram registradas 1744 ocorrências de incêndio em vegetação. Metade delas foram tipificadas como incêndios em lotes vagos.

Nesse contexto, as unidades do CBMMG buscam parcerias com as prefeituras para somarem esforços para a solução desse problema. O Capitão Ricardo Cunha, Comandante da Companhia Operacional, pontua a relevância da operação: “É muito importante esse trabalho realizado pela Corporação, pois evitamos a ocorrência de incêndios e orientamos os moradores das medidas preventivas que deverão adotar tais como; limpeza do lote, construção de aceiros e evitar o uso de queimadas, que podem fugir do controle, causando sérios prejuízos”.

Bombeiros tem intenso trabalho no período de estiagem
Bombeiros tem intenso trabalho no período de estiagem

O Tenente João Victor, Comandante das equipes operacionais de Conselheiro Lafaiete e Congonhas, lembra: “Este trabalho tem o resultado esperado quando o cidadão colabora adotando medidas preventivas, cuidando de seu lote, evitando a ocorrência destes incêndios que trazem consequências danosas ao ser humano, seu patrimônio e ao meio ambiente”.

Fonte e fotos: CBMMG

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!