Fato Real
Gerais

Atuação do Engenheiro de Produção no setor hospitalar

O Engenheiro de Produção é um profissional capacitado para atuar em diversos setores e organizações devido às suas habilidades e competências que compreendem gestão do negócio, gestão da produção e sistemas técnicos.

Segundo a ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção, o perfil do egresso recém-formado em Engenharia de Produção tem ‘‘uma sólida formação científica e profissional geral que capacita o engenheiro de produção a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade’’.

Neste sentido, a atuação do Engenheiro de Produção no setor hospitalar tem sido de grande relevância para a sociedade, uma vez que o bom funcionamento de instituições hospitalares causa impacto à sociedade tanto no ponto de vista social, tendo em vista os usuários dos serviços, bem como econômico, uma vez que se trata de uma organização, que necessita o bom gerenciamento dos processos produtivos.

Alunas da FASAR Leidiane Gonçalves e Paloma Barbosa, acompanhadas de Eliete Dias, que dá apoio à organização do Hospital São Camilo
Alunas da FASAR Leidiane Gonçalves e Paloma Barbosa, acompanhadas de Eliete Dias, que dá apoio à organização do Hospital São Camilo

Os alunos do curso de Engenharia de Produção da FASAR têm a oportunidade de vivenciarem a atuação do Engenheiro de Produção em uma Instituição Hospitalar na cidade de Conselheiro Lafaiete.  Trata-se da Associação Beneficente São Camilo. As alunas Leidiane Gonçalves e Paloma Barbosa foram acompanhadas em suas atividades de estágio curricular por Eliete Dias, que dá apoio à organização do hospital.

A primeira estagiária do curso de Engenharia de Produção da FASAR que atuou no hospital foi Leidiane Gonçalves. “Realizei meu estágio sem vínculo empregatício no Hospital São Camilo de Conselheiro Lafaiete. O hospital é uma entidade filantrópica que é referência no atendimento de idosos. O período de estágio foi bem enriquecedor, tanto profissionalmente, quanto pessoalmente. Os valores empregados na convivência com os outros colaboradores durante o dia-a-dia no hospital me fizeram refletir sobre algumas ações diárias como, por exemplo, o respeito ao próximo, o ato de ajudar aos necessitados e a busca pela melhoria contínua. Através desta experiência, pude colocar em prática as teorias ensinadas em aula”, relata a aluna Leidiane.

Recentemente, a aluna Paloma Barbosa também iniciou o estágio no Hospital São Camilo. Segundo ela, o estágio acadêmico sempre foi um momento de grande expectativa. “Quando surgiu a oportunidade de iniciar a experiência no hospital, me perguntei em que poderia agregar, porém no meu primeiro dia já sanei minha própria dúvida. Pude aprender muito no que diz respeito a faturamento, estocagem, armazenamento e desafios do dia a dia totalmente interligados com o curso de Engenheiro de Produção. Durante o estágio vivenciei várias oportunidades de empregabilidade das teorias obtida no decorrer do curso”, conta Paloma.

Segundo Eliete Dias, a parceria da FASAR com o Hospital São Camilo tem sido de grande valia. Ela acrescentou, também, que a estagiária Leidiane Gonçalves, devido ao desempenho na instituição, foi contratada para o setor administrativo e continua prestando seus serviços com excelente qualidade no hospital.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!