Fato Real
Destaque

Vale suspende uso de barragem em Jeceaba

Visita da comissão formada por representantes da Defesa Civil, sociedade, comerciantes e poderes legislativo e executivo, à Barragem B7/ Arquivo/Divulgação.

A mineradora Vale informou nesta segunda-feira 28/09 que suspendeu na quinta-feira (24) a disposição de rejeitos e a realização de obras em sua barragem B7 e consequentemente as operações da usina de concentração de Viga, em Congonhas, para cumprir uma decisão judicial, resultante de uma ação civil pública ajuizada pelo município de Jeceaba, e proferida pelo juiz da Vara Única da comarca de Entre Rios de Minas.

Nota

Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2020 – A Vale S.A. (“Vale”) informa que suspendeu, na noite de 24 de setembro, a disposição de rejeitos e a realização de obras na barragem B7, localizada no município de Jeceaba, MG, em obediência à decisão proferida pelo juiz da Vara Única da comarca de Entre Rios de Minas em Ação Civil Pública ajuizada pelo município de Jeceaba. Em decorrência dessa decisão, as operações da usina de concentração de Viga, localizada no município de Congonhas, MG, foram igualmente suspensas, ao passo que as atividades na mina de Viga permanecem inalteradas.

O impacto estimado da paralisação temporária das operações de Viga é de aproximadamente 11 mil toneladas de finos de minério de ferro por dia. A Vale ressalta que a unidade operacional de Viga preenche os requisitos necessários para a expedição do alvará de funcionamento da barragem B7 e que, por isso, contestará a decisão judicial.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!