Fato Real
Destaque

Pequeno produtor de queijo artesanal é beneficiado por regulamentação de lei

Deputado Glaycon Franco
Deputado Glaycon Franco

O deputado Glaycon Franco comemorou a assinatura, pelo governador Romeu Zema, do decreto que regulamenta a produção e a comercialização dos queijos artesanais em Minas Gerais. A medida tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do segmento, valorizando os produtos e a cultura regional, além de melhorar o ambiente de negócios e buscar novos mercados. Cerca de 30 mil produtores de queijos artesanais e empreendedores rurais no estado serão beneficiados com a medida, que complementa ação do parlamentar lafaietense.

Já há vários anos o deputado Glaycon Franco idealizou e investiu esforços de seu mandato para viabilizar a criação do Serviço de Inspeção Regional (SIR). Em 19 de julho de 2019, depois de muitas tratativas, foi realizada a primeira certificação pelo Consórcio para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), em Conselheiro Lafaiete. Vários empreendedores, já credenciados pelo selo de qualidade do SIR, encontram-se no setor de laticínios.

"Lei do Queijo" foi aprovada
“Lei do Queijo” foi aprovada

O setor é importante porque o Território de Desenvolvimento das Vertentes, do qual fazem parte as regiões do Alto Paraopeba e do Vale do Piranga, abriga importante bacia leiteira, nem sempre reconhecida adequadamente. O produtor de queijo, mesmo em pequena escala, agora poderá vender seu produto dentro da legalidade, livrando-se de fiscalizações que, muitas vezes, impediam sua principal fonte de renda. Tudo isso sem comprometer a saúde pública.

“Como filho de produtor rural, conheço o impacto negativo de ter que vender o leite a um preço tão baixo, como tem ocorrendo nos últimos anos. Agora, o cenário será outro. Com a legalização da produção de queijo, beneficiando o pequeno produtor, principalmente com um licenciamento simplificado, por meio de um conjunto integrado de esforços, estamos incentivando a nossa antiga tradição. Em qualquer lugar do Brasil, quem não conhece e aprecia o queijo mineiro? Agora, estamos sendo reconhecidos internacionalmente. Não podemos dificultar a vida do produtor de queijo. É uma grande vitória a regulamentação e a simplificação do licenciamento, pela qual lutamos desde o início”, afirmou.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!