Fato Real
Destaque

Onda Vermelha: comércio de Ouro Branco sofre restrições

O temor de uma população, e particularmente de  comerciantes, de que passadas as festividade de Natal e Reveillon haveria alteração nas definições, tornando mais rígidas, as normas de prevenção ao novo Coronavírus vai se concretizando.

A prefeitura de Ouro Branco emitiu comunicado no primeiro dia do ano, informando que a cidade teria ainda mais restrições nas atividades comerciais.

No dia 17/12/2020, a prefeitura informou que  a região de saúde Centro-Sul, da qual faz parte o Município de Ouro Branco, havia regredido  à  Onda Vermelha do programa Estadual Minas Consciente. No entanto, por força de determinação do comitê estadual de enfrentamento a Covid-19, foi permitido que até o dia 31/12/2020 todas as atividades comerciais da onda amarela do programa estadual funcionassem em caráter excepcional.

Considerando, pois, o término do período de excepcionalidade e a manutenção da macro-região Centro-Sul na Onda Vermelha, só estão autorizados a funcionarem em Ouro Branco as atividades comerciais essenciais indicadas nesta fase do Minas Consciente o que, inclui, dentre outras: supermercados, mercearias e afins, padarias, açougues e peixarias, hortifrutis, restaurantes e lanchonetes (fornecimento apenas por delivery ou retirada pelo cliente), bancos, postos de gasolina e venda de gás residencial, lojas de material de construção, farmácias, atividades veterinárias e venda de produtos ligados ao cuidado animal, atividades de profissionais da área da saúde, oficinas mecânicas e venda de peças e acessórios para veículos.  Clique aqui e veja a  lista completa. 

Em cumprimento às orientações dos órgãos técnicos de saúde, o atendimento presencial ao público estará suspenso na prefeitura municipal, mantido o funcionamento interno normal.

A análise acerca da possibilidade do avanço da onda Onda Vermelha – Fase 1 (atividades essenciais) para a Onda Amarela – Fase 2 (atividades não essenciais) é semanal e leva em consideração os seguintes indicadores por macro e microrregião de saúde, analisados pela Secretaria de Estado de Saúde:

  • Taxa de Incidência Covid-19;
  • Taxa de Ocupação de leitos UTI Adulto;
  • Taxa de Ocupação por Covid-19;
  • Leitos por 100 mil habitantes;
  • Positividade atual RT-PCR.

Dados da Covid em Ouro Branco

O Boletim Epidemiológico de 01/01/2021 informa que são 4828 casos notificados de pessoas residentes em  Ouro Branco, sendo:

  • 178 em monitoramento;
  • 02 internados suspeitos aguardam resultado de exame;
  • 1050 confirmados;
  • 919:recuperados;
  • 06 confirmados.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!