Fato Real
Destaque

MP determina recolhimento de cães no centro de cidade

Uma decisão judicial que obriga a Prefeitura de Barbacena a recolher os cães de rua que vivem na região central, incluindo os que ficam na fachada lateral do Santuário da Piedade, gerou divergências. A ação motivou, inclusive, uma manifestação oficial do pároco do Santuário, Monsenhor Danival Milagres. Segundo ele,  um homem que atua na proteção animal, postou um áudio desrespeitoso em aplicativos de conversa, com difamação e acusando-o de ser o autor que abriu o Processo Judicial que resultou na decisão.

A sentença determina que a Prefeitura recolha os cães para um local adequado ao tratamento, alimentação, castração e especialmente higiene.

Acomodações para os cães/Barbacenaonline
Acomodações para os cães/Barbacenaonline

O processo judicial foi aberto pela 3ª Promotoria de Justiça de Barbacena. O Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) fez uma vistoria no local e registrou em fotos as caixas de papelão que servem de abrigo, além de restos de comidas, cobertores e até travesseiros no entorno do Santuário, o que é vetado porque o bem é tombado como patrimônio cultural. Depois da vistoria foi solicitada a tomada de providência do poder público.

Segundo reportagem do portal Barbacena on line, o problema dos animais de rua vem sendo debatido desde 2017, sendo realizadas diversas reuniões. Em um dos encontros, que foi registrado em ata, foi deliberado por todos os presentes que os objetos colocados na lateral do Santuário de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena seriam retirados imediatamente, devendo os mesmos serem removidos  para outro local. Até então o acordo não foi cumprido.

Ainda segundo o portal de notícias barbacenense, o  pároco reiterou que nunca foi contra os cães dormirem no local ou em qualquer lugar do centro da cidade, mas que a atual situação é uma questão não só de proteção ao patrimônio histórico, como também de saúde pública. Foi destacado também relatos de fiéis que foram atacados pelos animais ao se encaminharem para a missa no Santuário.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!