Fato Real
Destaque

Metade dos casos confirmados de covid-19 em Lafaiete está recuperada

Conselheiro Lafaiete tem quase 50 casos confirmados de Covid-19. No boletim epidemiológico desta segunda-feira 18/06 os dados mostram que as notificações já são 1080. Os pacientes em monitoramento são 89, enquanto os confirmados são 48; destes 24 recuperados. Além de uma morte confirmada, outra está sob investigação.

Mesmo que ainda existam dúvidas sobre a forma correta de analisar os números, é indispensável assimilar que, mesmo que entre os confirmados exatamente a metade esteja recuperada da doença, outros 991 seguem em monitoramento e o vírus circula em praticamente toda a região.

Desde o final da semana passada, a escala ascendente de contaminações pelo novo coronavírus reforçou o alerta e a apreensão em diversas cidades da região. Como cidade-polo de uma das micros em que se subdivide a Macrorregional Centro-Sul de Saúde, sediada em Barbacena, Conselheiro Lafaiete continua com a estrutura hospitalar preparada para o tratamento e, sempre que necessário, a internação de pacientes da cidade ou vindos de municípios vizinhos. O prefeito Mário Marcus na manhã desta segunda-feira (08/06) em entrevista ao “Jornal Falado Carijós” recordou que, na terça-feira passada, quando visitou a estrutura de campanha montada nas dependências do hospital São Camilo, a unidade ainda não havia recebido nenhum paciente; menos de uma semana depois, já são 14 pacientes recebendo cuidados em leitos clínicos e três internados na unidade de terapia intensiva. Até aquele momento, de acordo com o prefeito, nenhum morador de Conselheiro Lafaiete havia dado entrada no hospital de campanha; são todos procedentes de cidades da região. O hospital registra 30% de ocupação da UTI e 37,5% dos leitos clínicos.

 Comércio

O prefeito confirmou que a migração da flexibilização do comércio em Lafaiete para a onda amarela do programa “Minas Consciente” está indefinida em razão do clima de incerteza quanto ao controle da covid19 na região e depende de avaliação a ser feita nos próximos dias pelo Comitê de Enfrentamento do estado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!