Fato Real
Destaque

Lafaietense portadora de síndrome rara faz vaquinha virtual para financiar cirurgia

Jane tem Síndrome de Eagle
Jane tem Síndrome de Eagle

Uma moradora de Conselheiro Lafaiete decidiu recorrer à vaquinha virtual como recurso para se submeter a uma cirurgia. Jane Araújo Cardoso Ponciano (32 anos) reside no bairro Triângulo e é obrigada a conviver com fortes dores provocadas por uma doença rara.

A doença

Há dois anos e meio , exames médicos a diagnosticaram como portadora da Síndrome de Eagle, que provoca o crescimento desproporcional de ossos faciais localizados entre a mandíbula e o pescoço. Na maioria dos casos, este é um problema de resolução simples por meio de intervenção cirúrgica que remove o osso afetado sem prejuízo estético. Só que o que aconteceu com Jane foi um fenômeno ainda mais incomum, do tipo que afeta apenas 4% da população: o crescimento de dois ossos, tornando a cura bem mais complicada.

A cirurgia

Desde que descobriu a causa das dores que estavam lhe tirando o sono, literalmente, Jane Cardoso iniciou uma verdadeira peregrinação à procura de um médico especialista que aceitasse fazer a operação. Porém, ao recorrer aos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde), o que ela encontrou foram portas fechadas, seja em Barbacena, Lafaiete ou até mesmo Belo Horizonte.

A busca incessante de Jane levou-a a descobrir um odontologista em Lafaiete, especializado em intervenções de cabeça e pescoço, que se dispôs a fazer a operação de que ela necessita. O tratamento, no entanto, é particular e de custo elevado: além da cirurgia, orçada em 10 mil reais, exige a internação da paciente por, no mínimo, 24 horas no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), cuja diária tem alto valor.

Exames e radiografias comprovam a doença
Exames e radiografias comprovam a doença

Campanha

Com muito esforço, a família de Jane conseguiu reunir parte do valor necessários à cirurgia, mas não o total necessário. É neste ponto da história que entra a vaquinha virtual. Arrecadar sozinha um valor tão alto é muito difícil, mas não parece é impossível de ser realizada, se houver a contribuição de quem puder ajudar.
Interessados em ajudar podem acessar link da vaquinha virtual: http://vaka.me/1250623.

Depósitos de qualquer quantia podem ser feitos:
Banco Itaú
Agência 1429
Conta Poupança: 04104-7
Jane Cardoso Araujo Ponciano
CPF:  099.031.996-27

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!