Fato Real
Destaque

Lafaiete atinge 100% de ocupação dos leitos clínicos e de UTI

Com o aumento do número de casos de Covid-19 nos últimos dias, as internações vêm crescendo em Conselheiro Lafaiete. Desde o dia 10 de março os leitos de UTI estão com a taxa de 100% de ocupação.  Na tarde desta terça-feira, 23/03, a Secretaria de Saúde informou que os leitos clínicos também atingiram a marca de 100% de ocupação, aumentando a preocupação do setor de saúde para os próximos dias.

Na manhã de hoje em entrevista à jornalista Gina Costa no “Jornal Falado Carijós”  a secretária municipal de saúde, Rita de Kássia  já havia antecipado  essa tendência de aumento na ocupação dos leitos clínicos: “Nosso cenário epidemiológico está a cada dia se agravando. A gente precisa reforçar o pedido a nossa população para que nos ajude. Antes a nossa preocupação era só com os leitos de CTI, hoje nossa preocupação são leitos de CTI e leitos clínicos” pontua.

Mesmo com a ampliação de mais duas salas vermelhas no Hospital Municipal de Campanha, que substituiu dois leitos clínicos, não será suficiente para abrigar todos os pacientes que necessitam de assistência médica. Salas vermelhas são unidades de cuidados intermediários (tratamento semi-intensivo), destinadas a pacientes que necessitam de cuidados intensivos. Em geral, pessoas que aguardam a transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas necessitam de intubação e monitoramento.

No município existem hoje 27 leitos de UTI (10 no Hospital Municipal de Campanha e 17 no Hospital e Maternidade São José); 72 leitos clínicos (38 no Hospital Municipal de Campanha e 34 no Hospital e Maternidade São José) e três salas vermelhas, sendo uma no Hospital e Maternidade São José com um leito, duas no Hospital Municipal de Campanha e duas na Policlínica Municipal, ambas com  dois leitos cada, somando 5 leitos em salas vermelhas.

Neste momento quatro pacientes de Conselheiro Lafaiete aguardam vagas em UTI já cadastrados no SUS Fácil. Além destes, na Policlínica encontram-se também mais quatro pacientes cadastrados no SUS Fácil que aguardam para transferência apara leito clinico.

Com a totalidade de leitos ocupados a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de ampliar os cuidados, como uso de máscaras e isolamento social como medidas preventivas e seguir rigorosamente os protocolos sanitários.

Leia também:  Sem vaga em UTI e com alta ocupação de leitos clínicos, Lafaiete já faz transferência de pacientes.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!