Fato Real
Destaque

Concessionária apresenta proposta para evitar greve do transporte coletivo

Em reunião realizada com representantes dos trabalhadores nesta quarta-feira 02/08 a Viação Presidente  acenou com algumas possibilidades de acordo na tentativa de evitar a greve dos funcionários da empresa, que pode ser deflagrada a qualquer momento. As 72h que legalmente deveriam ser cumpridas entre o comunicado e a paralisação terminam nesta tarde de quinta-feira (03).

Proposta

Segundo o diretor do  SINTTROCOL (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Conselheiro Lafaiete)Ivanildo Abrantes de Paiva, a empresa se comprometeu a pagar, a partir do dia 08/09 o adiantamento salarial de agosto, que deveria ter sido depositado por volta do último dia 21; também prometeu quitar o salário do mês passado no próximo dia 11. A proposta ainda estipula para esta sexta-feira (04/09) a reativação do plano de saúde e o ressarcimento do plano odontológico dos empregados.

Quanto ao Fundo de Garantia, que não estaria sendo depositado há três anos, a Presidente apresentou documentação de acordo firmado com a Caixa Econômica Federal para regularizar a dívida em 60 parcelas mensais. Por outro lado, a empresa apresentou comprovantes de que quitou em dinheiro o vale-refeição, rebatendo a alegação da categoria de que o benefício também estaria em atraso.

Assembleias

 

As propostas da concessionária serão apreciadas pelos funcionários em duas assembleias nesta sexta-feira: uma às 9h e outra às 16h.

Mesmo que decida por acatar a oferta de acordo, a categoria permanecerá em estado de greve até que as promessas sejam integralmente cumpridas. Caso contrário, os funcionários estão legalmente amparados para cruzar os braços a qualquer momento. Conforme ressaltou o diretor do SITTROCOL, o temor é de que os proventos sejam pagos agora, mas voltem a atrasar novamente no futuro. Diante disso, Ivanildo de Paiva frisou que todos os compromissos assumidos pela Viação Presidente foram registrados em ata pelo sindicato e serão rigorosamente cobrados da empresa.

 

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!