
Neste 1º de Dezembro – Dia Mundial de Luta contra a AIDS, tem início o Dezembro Vermelho, uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.
O Ministério da Saúde (MS) apresentou hoje o Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2020, que traz os dados de diagnósticos e infectados consolidados do ano de 2019 e um comparativo dos casos nos últimos anos no país.
Segundo a pasta, atualmente cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil: 89% delas foram diagnosticadas, 77% fazem tratamento com antirretroviral e 94% das pessoas em tratamento não transmitem o HIV por via sexual, por terem atingido carga viral indetectável.
Como tradicionalmente faz no Dia Mundial de Luta Contra a Aids o ministério lançou a Campanha de Prevenção ao HIV/Aids. Com o slogan: HIV/Aids. Faça o teste. Se der positivo, inicie o tratamento.
Lafaiete
Em Conselheiro Lafaiete, o Centro de Promoção da Saúde (CPS) disponibiliza testes rápidos para o diagnóstico da infecção pelo HIV, Hepatites B e C e Sífilis.
Os exames são realizados gratuitamente e de maneira sigilosa. Antes da realização do teste há um processo de aconselhamento para facilitar a correta interpretação do resultado pelo (a) usuário (a). Em caso de alterações no resultado dos exames o acompanhamento inicia-se imediatamente.
Os casos de HIV/AIDS e Hepatites são tratados no CPS e os casos de Sífilis são acompanhados pelas unidades de Estratégia de Saúde Familiar (ESF) do município.
Em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, o Centro de Promoção da Saúde não irá realizar hoje o evento em alusão ao dia Mundial de Luta Contra AIDS, porém os testes continuam sendo realizados em sua sede localizada à Avenida Dom Pedro II, 190, bairro São Sebastião ou agendar pelo telefone 3769- 9054.