Pacientes que fazem acompanhamento médico disponibilizado na Colônia dos Diabéticos, situada no bairro Oscar Corrêa, em Conselheiro Lafaiete, foram frustrados pela falta de atendimento nesta terça-feira 09/02.
Em contato com o Fato Real, diversas pessoas relataram que estava prevista para ontem a distribuição de 100 senhas para atendimento; o que fez com que pessoas de diversos bairros e de outras cidades saíssem de suas residências e se dirigissem para o local. Algumas chegam bem cedo, em torno de 4h da manhã. No entanto, não houve atendimento, nenhum funcionário estava presente e um cartaz afixado informava da suspensão temporária do atendimento.

A reclamação dos que estiveram no local é de que houve falta de comunicação. O argumento é de que uma informação mais ampla evitaria o desgaste de pessoas idosas ou debilitadas por problemas de saúde.
Precaução
O Fato Real entrou em contato com a direção da Colônia dos Diabéticos, que admitiu ter ocorrido uma falha de comunicação, porém afirma que a ação de suspender o atendimento foi um ato preventivo e responsável diante da pandemia do novo Coronavírus.
A decisão, para segurança dos funcionários e os pacientes, é de que será aguardada a vacinação da equipe para retornar com os atendimentos. Segundo apurou o Fato Real a vacina destes profissionais, que atuam na linha de frente da área da saúde, deverá ocorrer na próxima sexta-feira 12/02.
Após a imunização a equipe fará uma reprogramação dos agendamentos, devendo a comunicação ser mais ampla.
Colônia
Com a temática “educar para prevenir” há mais de 20 anos, a Colônia dos Diabéticos presta um serviço social relevante, beneficiando moradores de Lafaiete e região, que encontram na entidade, uma forma de controlar a doença e ter uma vida saudável.
Até o início da pandemia entre 800 e 1000 atendimentos diversos eram feitos ao mês, entre consultas médicas e outros procedimentos, segundo a direção.