Tenho ouvido muita gente reclamar pelas redes sociais das dificuldades por que estamos passando. Desemprego, alta dos preços, pandemia, uma vacina que não chega ou finge que chega e muitas coisas mais. Reclamam de tudo e de todos, mas nunca apresentam uma solução, uma ideia para que as coisas melhorem.
Comodistas como nunca, jogamos os problemas e frustrações no colo dos outros e esperamos sempre que alguém faça alguma coisa, de preferência os políticos,para que nossos problemas sejam resolvidos.
A grande maioria de nós já teve pela vida aquela “Pedra no meio do Caminho”, como disse o poeta Carlos Drummond Andrade. Em nosso encontro dessa semana vou deixar para vocês uma história que se encontra no livro “O que podemos aprender com os gansos” e ela nos traz reflexões importantes que se aplicarmos em nosso dia a dia, certamente teremos resultados diferentes em nossas ações.
“Há uma história que diz que certa vez um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Então, ele se escondeu e ficou observando para ver se alguém iria tirar a imensa rocha do caminho. Mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei, reclamando que ele não matinha as estradas em ordem, mas nenhum tentou sequer mover a pedra dali.
De repente, veio um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado sua carga e tentou remover a rocha dali. Após muita força e suor, ele conseguiu empurrar a pedra para a beira da estrada. Ao voltar para pegar sua carga de vegetais, notou que havia uma bolsa no local onde antes estava a pedra. A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei, que dizia que o ouro estava destinado à pessoa que tivesse removido a pedra do caminho. O camponês compreendeu então o que muitos de nós nunca entendemos: todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição. Pensem nisso ao deparar com obstáculos.”
Tô Sabendo e Vou Falar!
Aaron Fênix