Colegio Nazare
Coluna Vou Falar - por Aaron Fenix

Feliz Ano Novo! (De novo)

Foi-se embora mais um ano. Sim, é ANO NOVO… E ele vem independente se você o deseja ou não. Por sorte a grande maioria deseja, comemora, fazem planos, muitos dos quais serão engavetados antes mesmo que maio chegue… Mas não tem problema, mais uns meses e eles serão desengavetados, repaginados e servirão como resoluções para um próximo ano… E o ciclo recomeça.

Mas você já parou de fato para analisar sua vida e computar o quanto de lixo tem armazenado? Não estou falando somente do lixo físico, esse também, mas principalmente do lixo mental. E é na nossa vida afetiva que mais entulho tende a se formar. Em grande parte por culpa (se é que culpa existe) nossa. O que nos consola é que não precisa ser assim, não mais. Depende apenas de uma resolução e podemos mudar tudo. Afinal, há quantos anos você está esperando por um ano verdadeiramente novo? E não adianta responder mecanicamente que todos os anos são novos porque não é assim, para uma boa parte das pessoas, os anos a muito passaram a ser apenas um em que se emenda o outro, ao trocarmos as datas ao final de dezembro, continuam o mesmo. Uma boa varredura pode ajudar.

Lembro-me quando minha avó pouco antes da meia-noite do último dia do ano varria a casa toda, porque não queria que a sujeira de um ano passasse para outro. Ingenuidade, pensava, sorrindo… Hoje vejo que era algo muito sábio, essa varredura quando bem feita, pode determinar a novidade do ano, em lugar da mesmice recorrente… E porque não tentar? Quem não tem algo que realmente queira mudar? Em que parte da sua vida, o monturo se formou? No aspecto profissional? No sentimental? Nas amizades? O que importa aqui é saber detectar e todos nós temos essa capacidade, por mais que pensemos que não. Você deve estar pensando que se somos capazes de detectar, então porque não tomamos providencias quanto a isso? Acomodação! Para mudar é preciso agir e quantos de nós, nos arrepiamos a mera alusão da palavra Agir… Vamos postergando enquanto dá, isso é fato e se olharmos para o interior com olhos de “ver”, certamente entenderemos essa profunda verdade.

Mas mudar é possível e essa é uma ótima época do ano para começarmos o processo. Alguém falou aí em ano novo? Pegue essa idéia e não se permita viver mais um velho ano por mais doze meses. Então? Vassoura na mão? Vamos à faxina? Então, respire fundo… Receba as novas energias… E esteja pronto para novos pensamentos… Afinal, este será o melhor ANO de sua VIDA.

Não espere apenas um BOM ANO. Abrace o GRANDE ANO. Reflita sobre tudo o que passou. Aprenda com o que viveu. Ressignifique… E revigore suas expectativas. Afinal, vem aí Um NOVO ANO cheio de oportunidades. Que ele seja afortunado… Que prevaleça o perdão… Que você sorria 365 dias, sem perder o fôlego… E que a cooperação seja tão comum quando dormir e acordar… E que a cada amanhecer você seja grato por estar vivo… E por poder recomeçar… E assim, sinta a felicidade irradiar a sua vida… E tenha a certeza de que neste NOVO ANO, tudo de bom, será ainda melhor!

Hoje é ano novo.
Tô Sabendo e Vou Falar!
Aaron Fênix