Colegio Nazare
Destaque Lafaiete

Estudo de melhoria do trânsito em Lafaiete já começou

 A empresa encarregada de fazer um estudo e propor alternativas para desafogar o trânsito em Conselheiro Lafaiete já está em campo colhendo dados para o levantamento. A iniciativa partiu do Ministério Público, que realizou inicialmente uma apuração das consequências para o trânsito local do movimento dos ônibus que trafegam pela cidade levando e trazendo trabalhadores a serviço de grandes siderúrgicas e mineradoras da região. A justificativa era o fato de Conselheiro Lafaiete ser uma cidade com estrutura muito antiga e dotada de um sistema viário igualmente arcaico, o que resultou em dificuldades para absorver o trânsito intenso destes ônibus.

Em outubro do ano passado, as empresas Gerdau, Vale e Ferrous celebraram acordo com o Ministério Público e a Prefeitura de Lafaiete comprometendo-se a participar da busca de soluções para reduzir o tráfego de veículos pesados na área urbana do município. As empresas repassaram à Adecol (Agência de Desenvolvimento de Conselheiro Lafaiete) os recursos que possibilitaram a contratação do estudo de engenharia de tráfego. O levantamento indicará os pontos críticos do sistema viário municipal e proporá alternativas que permitam maior fluidez do tráfego.

reuni]ao de estudo sobre trânsito de Lafaiete

De acordo com o Promotor de Justiça,  Glauco Peregrino, as medidas a serem futuramente implantadas implicam também a proteção do patrimônio histórico e vão criar regras para a circulação dos ônibus das empresas pela cidade.

Os integrantes da empresa de consultoria já tiveram a primeira reunião com o prefeito Mário Marcus e a expectativa é de que o estudo seja concluído até maio próximo.

Leia também: Começa estudo para melhoria do trânsito em Lafaiete