Destaque Lafaiete

Escola de Lafaiete aposta na formação educativa, esportiva e cultural das crianças

Respondendo há cinco anos pela gestão do educandário, a diretora da Escola Estadual Augusto José Vieira, localizada no bairro São Dimas, em Conselheiro Lafaiete, avalia que avanços significativos foram alcançados neste período. Segundo Rosana Vargas de Aquino (foto) a evolução é atestada pelo volume de alunos que tentam se matricular na escola, inclusive procedentes de outros bairros, cujos pais se identificaram com a filosofia de trabalho ali implementada: “Os pais que matricularam seus filhos não os retiraram, percebendo que a gente, de fato, se preocupa com a formação global dos alunos. A escola oferece o ensino regular – do primeiro ao nono ano -, oferecendo educação integral; os alunos da manhã fazem o contraturno à tarde e vice-versa. Fizemos uma parceria com o Centro de Cultura e Esportes do bairro São Dimas para realizar aulas de judô na escola. Também firmamos convênio com a Liga Mineira de Judô, o que permite que as crianças evoluam de faixa treinando aqui mesmo na escola.”

Parceria com Centro de Cultura e Esportes rende bons resultados

Rosana Vargas informou que, também no contraturno, a escola oferece aprendizado musical aos estudantes com oficinas de percussão, instrumentos de cordas e canto coral. Outras opções são aulas de teatro e circo e curso de informática. Além disso, as crianças que tiverem dificuldade em alguma matéria da grade curricular contam com acompanhamento pedagógico também no contraturno das aulas: “No ensino regular, além das disciplinas curriculares, a gente ainda oferece aula de biblioteca, com grande incentivo à leitura e à produção de textos; no final do ano, os alunos produzem os próprios livros com direito a tarde de autógrafos. Oferecemos ainda aula de espanhol nas séries iniciais (da primeira à quinta) e inglês do sexto ao nono ano, dando aos alunos a oportunidade de se familiarizar com a aprendizagem de dois idiomas indispensáveis à futura vida profissional. Todo este esforço resultou em mudanças na avaliação externa de nossa escola. Já no ano passado alcançamos excelentes resultados na avaliação do terceiro, quinto e sexto anos. Isso demostra o acerto no trabalho que vimos fazendo de formação global e intelectual de nossos alunos”, pontuou a diretora.

Estudantes demonstram alegria em estar na escola

Segundo a diretora, iniciativas como as apresentadas reforçam integração social das crianças e contribuem para afastá-las do risco de envolvimento com as drogas e a marginalidade. Todas as atividades esportivas e culturais promovidas pela escola são oferecidas gratuitamente.