Fato Real
Você Repórter

Sabores de uma cultura

Público presente

O Festival Sabores das Villas, de porções e comidinhas, teve sua etapa final neste domingo 16 de junho em Catas Altas da Noruega.

 
Palavras do prefeito Gerson: “Todos os restaurantes presentes são campeões, dignos do primeiro lugar pela dedicação ao festival e pela alta qualidade dos pratos”.

Momento da premiação

Vale uma reflexão dos resultados já alcançados: Em Santana dos Montes, o vencedor da etapa da histórica e mágica cidade (e 2º colocado no Festival Sabores das Villas) foi uma galinhada. A “Galinhada do Tanque” veio embalada ao sabor e sofisticação de arroz orgânico, galinha caipira, açafrão e banana nativa.   O segundo lugar, de Santana, foi o “Pato dos Montes”.  Um arroz de pato, com pimenta biquinho e molho de mexerica.  O que tem em comum esses pratos?  O arroz de pato é uma comida trazida pelos portugueses e ainda existe como tradição gastronômica na Região da Beira Alta portuguesa. Aqui em Minas Gerais entrou em extinção.  A galinhada, (com a devida galinha caipira) também está em extinção por essas montanhas mineiras, dado que adotamos outros hábitos de consumo e sustentabilidade no mercado.

Palestra: Moacir, fabricante do azeite orgânico Catas Altas da Noruega

O fato é que o Festival Sabores das Villas, com a preocupação e objetivo de promover a cultura gastronômica das Minas Gerais está a um só tempo levando as pessoas a valorizar a cultura de nossas Villas, como também contribuindo como vetor de descobertas de uma gastronomia de raiz, rica e poderosa como atrativo turístico. Basta um olhar mais atento ao praticado na cidade de Itaverava já há algum tempo.

O Festival Sabores das Villas está fazendo um papel de indutor de desenvolvimento da gastronomia local. As cidades e as villas participantes não podem perder essa oportunidade de dar continuidade e buscar apoio aos seus cozinheiros e chefs.

E a deliciosa constatação: O 1º lugar geral do 2º Festival Sabores das Villas foi a porção COMBINADO DA SERRA, do Restaurante Pé da Serra. Restaurante de excelente comida, por sinal, não menosprezando os demais integrantes da família de Sr. Jair Neto (antigos heróis locais da boa comida de Itaverava).

Se os portugueses se pasmam ao colocarmos pé de porco de sua ancestral patuscada; os franceses torcem o nariz ao verem nós mineiros comendo queijo com doces; e se os italianos se espantam com nosso risoto doce (arroz doce); o fato é os estrangeiros não deixam de se deliciar com nossa rica comida, que há 300 anos inventamos, copiando deles.

MAGO ZEN animou o público

Um breve resumo do Festival Sabores das Villas: uma delícia. Para os chefs (diretoria e colaboradores) do Circuito Villas e Fazendas de Minas: Vocês já são campeões para além dessas Minas…

José Geraldo Dutra (Bolão)
Secretário Municipal de Cultura de Santana dos Montes

 

 

 

 

 

Se você quer ver sua reclamação, foto, denúncia ou elogio no Fato Real; se quer enviar uma pauta ou sugestão de reportagem, envie seu email para [email protected]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!