Fato Real
Você Repórter

Copasa participa de ações educativas em Ouro Branco e Lafaiete

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a Copasa participou de vários eventos realizados nas cidades de Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco, que tiveram como foco a conscientização para a preservação ambiental.

 Em Ouro Branco, no dia 3/6, a Copasa participou de um seminário de capacitação de servidores públicos da área de Saúde, realizado pelo Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), e que também contou com o apoio da Gerdau, Prefeitura Municipal, Agência de Desenvolvimento de Ouro Branco (Adeob), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Ouro Branco (Ascob) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O Colmeia integra o Programa Pró-Mananciais, criado pela Copasa para proteger e recuperar microbacias hidrográficas e áreas de recarga dos aquíferos utilizados para abastecimento das cidades operadas pela empresa.

 Realizado no centro de educação ambiental Biocentro Germinar, o seminário integrou a Semana do Meio Ambiente de Ouro Branco que, neste ano, teve como tema “O nosso papel na conservação ambiental de Ouro Branco”. Ao todo, participaram cerca de 80 profissionais, entre agentes de saúde e agentes de endemias, que receberam informações sobre coleta seletiva, esgotamento sanitário e conservação ambiental. Esses agentes foram convidados a elaborar propostas para melhorar as condições ambientais de Ouro Branco.

Em Conselheiro Lafaiete, no dia 5/6, a Copasa recebeu integrantes do Colmeia e representantes da Superintendência Regional de Ensino, da Secretaria Municipal de Ensino e da Escola Estadual Lopes Franco para participarem de um diálogo mediado pelo gerente da Copasa no Distrito Regional de Conselheiro Lafaiete, Alexandre Roberto Silva, e pelos membros do Setor de Atuação Socioambiental (SAS) da empresa, Lilian  Rezende Silva, Fabrício Almeida e Júlio César Souza. Durante o encontro, os mediadores falaram sobre o Programa Pró-Mananciais, dando ênfase às ações voltadas para o manancial dos Almeidas, responsável por 70% do abastecimento de água na cidade.

Os participantes também visitaram propriedades que são atendidas pelo Pró-Mananciais, sendo uma delas contemplada com 1.770m de cercamento de nascentes e de mata ciliar e outra beneficiada com o plantio de mais de 14 mil mudas de plantas nativas.

Os integrantes do Colmeia de Lafaiete também participaram de um passeio ecológico na Fazenda Paraopeba, que fica na divisa dos municípios de Conselheiro Lafaiete e São Brás do Suaçuí. A fazenda, tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, está localizada em uma área conhecida como Mato Dentro e foi construída em meados do século XVIII pelo inconfidente Inácio José Alvarenga Peixoto.

A visita foi monitorada pela engenheira ambiental Andrea Lopes, coordenadora no Colmeia de Conselheiro Lafaiete e representante do Departamento Municipal de Meio Ambiente. A escolha da fazenda foi motivada por uma proposta do município em transformá-la em um Centro de Educação Ambiental e pelo fato de o Colmeia ter sido convidado a participar da Audiência Pública que irá nortear esse processo.

A atividade contou ainda com um piquenique e com a apresentação da banda Sopro das Águas, do Distrito Regional de Conselheiro Lafaiete, e dos músicos e integrantes do SAS Fabrício e Júlio César.

Assessoria de Imprensa – Copasa

Se você quer ver sua reclamação, foto, denúncia ou elogio no Fato Real; se quer enviar uma pauta ou sugestão de reportagem, envie seu email para [email protected]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!