Fato Real
Regional

Setembro Amarelo: Segue mobilização contra suicídio

Congonhas está engajada na prevenção do suicídio. Durante toda a semana, diversas atividades do Setembro Amarelo foram realizadas junto à comunidade, debatendo esse tema que, além de ser um problema de saúde pública, é também uma questão social. A campanha acontece até o fim deste mês, com uma programação variada. Confira aqui.

Segundo a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, Jamile Alves Pereira, as ações da campanha foram descentralizadas, abrangendo não só a área da saúde, mas também outros setores da Administração e da sociedade civil. “Desde o ano passado criamos um Protocolo Municipal de Prevenção do Suicídio, para definir qual o papel de cada setor nessa rede de atendimento e encaminhamento. O suicídio não é só uma questão de saúde. É uma questão social e cultural, que passa por diversas outras questões. Entendemos que essa pessoa precisa de suporte por onde quer que ela passe”, diz.

Apesar de ser intensificada neste mês, a conscientização sobre o suicídio acontece durante todo o ano em Congonhas. Para conversar sobre o tema e ser acolhida, a população pode procurar setores das secretarias de Saúde e da Assistência Social, como as unidades básicas de saúde (UBSs), os centros de atenção psicossocial (CAPS), os centros de referência de assistência social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A ação é organizada pela Prefeitura, por meio de diversas secretarias, entre elas, Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Administração e Esporte e Lazer. Também conta com o apoio de voluntários e setores não governamentais.

A campanha acontece até o fim deste mês, com uma programação variada. Confira aqui.

Telefones úteis:

Centro de Valorização da Vida (CVV): ligação gratuita pelo 188 ou www.cvv.org.br.
Ambulatório de Saúde Mental: 3732-2335
CAPS AD: 3731-2412
CAPS II: 3732-2206
CERPAI: 3731-6474
Coordenação de PSF: 3731-3651
CRAS Dom Oscar: 3731-9699
CRAS Alvorada: 3731-6369
CRAS Pires: 3733-5179
CREAS: 3731-1283

Recursos Humanos da Prefeitura: 3731-1300 (ramal 1232)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!