Fato Real
Regional

Rodada de Negócios lançada durante o FNEC se transformará em encontro permanente

A Rodada de Negócios realizada durante a terceira edição do Fórum de Negócios de Congonhas – FNEC 2019 contou com adesão maior que a aguardada pela organização  de fornecedores de pequeno, médio e grande portes de diversos ramos de atuação como automação residencial,  segurança, construção civil e acabamentos, baterias automotivas e educação, e potenciais clientes. Em razão disso, ela passa a ser um encontro permanente dentro do QG da Inovação, criado pela Prefeitura de Congonhas no bairro Rosário.

Tiago Henrique Gonçalves Oliveira, proprietário da empresa Palace Soluções Construtivas, afirma que a rodada se mostra uma rara oportunidade de mostrar a capacidade dele e dos demais fornecedores de atender as demandas das empresas situadas em nossa região. “Fiz a apresentação do meu produto, fui bem conduzido pela equipe do QG da inovação e atenciosamente recebido  pela equipe da Ferro+. Embora não tenha conversado com o pessoal de suprimentos da empresa, consegui contatos que podem gerar negócio no futuro a mineradora. Agora vou me preparar para participar das próximas rodadas de negócio no QG da Inovação, pois empreender é um eterno ‘correr atrás’ de oportunidades como esta, oferecida pelo poder público, através da  FNEC”, avaliou o profissional do ramo de acabamentos.

Outros participantes criaram uma empresa exatamente para auxiliar empreendedores a se organizarem e darem visibilidade a seus produtos. São eles Junia Maísa de Oliveira Pereira e David Reis de Almeida, estudantes de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) – Campus Alto Paraopeba. “Por causa da movimentação na universidade e o incentivo ao empreendedorismo e a inovação dado pela Prefeitura de Congonhas, começamos a nos motivar a conhecer melhor esta área e surgiram ideias de coisas que podiam a ser vendidas na região. Em maio de 2018, iniciamos o projeto que segue em andamento que é o Empreenda Já – software que facilite a abertura de microempresas aqui na região, através de uma consulta que apresentará os documentos necessários, a tramitação do processo, isso e muito mais para no celular. A partir dessa ideia, capturamos outras necessidades da região nesta área. Uma delas é empresa de desenvolvimento de software e aplicativo, então levei essa ideia para o Curso Gerdau Transforma, realizado em agosto deste ano. Lá, durante o estudo de viabilidade, verifiquei que a região precisa também de empresa que mostre o poder da internet para divulgar os serviços prestados por um negócio”.

O Sicred (Sistema de Crédito Cooperativo) também participou desta rodada de negócios, e montou um stand no FNEC – 2019. Na região, possui agência em Conselheiro Lafaiete, Itabirito e Cachoeira do Campo e a expectativa é de que no 2º semestre já tenha aberto uma em Congonhas, assim como em Brumadinho, Mariana e Ouro Branco.

“O objetivo da criação da rodada de negócios permanente é reunir as empresas fornecedoras e definir uma estratégia de melhoria dos seus produtos, serviços e soluções, através de uma virada digital, programada para março de 2020. Portanto, ao invés de esperar a Rodada de Negócios somente no FNEC20, teremos várias edições no decorrer do ano”, explica Eduardo Marçal, diretor de Inovação, Tecnologia e Novos Negócios da Prefeitura de Congonhas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!