Fato Real
Regional

Projeto de escola de violeiros poderá vir para Lafaiete

A Escola de Violeiros de Santana dos Montes participou da 5ª Festa do Carro de Bois de Diogo de Vasconcelos.

Com um grupo de 15 alunos, a Escola Chico Lobo (nome dado ao mestre e padrinho, músico sanjoanense, co-fundador da escola) o grupo se apresentou no mesmo palco do evento, com o Grupo Amigos da Viola de Viçosa.

Grupo Amigos da Viola de Viçosa

A Escola Chico Lobo de Santana dos Montes é um trabalho da Secretaria de Cultura e Turismo de Santana, que forma músicos violeiros desde o ano de 2005, resgatando assim, uma tradição cultural que estava em extinção na localidade.  Contando com novos e antigos alunos em seu quadro, a escola está se transformando numa orquestra, se aprimorando tecnicamente, sob a batuta do músico lafaietense, Rogério de Castro.

Rogério Castro (Escola Chico Lobo de Violerios), Carmem, (A.A da Viola-Viçosa), José Geraldo Bolão (Sec. de Cultura de Santana)

A futura orquestra, segundo o secretário da Cultura de Santana dos Montes, José Geraldo Dutra (Bolão) é registro (tombamento) do Patrimônio Cultural da Cidade de Santana dos Montes; ação que gera ICMS da Lei Robin Hood para a cidade, que reverte nas despesas da Escola.

O maestro Rogério de Castro e o secretário Bolão apresentaram um projeto de curso técnico em formação de tocares da viola caipira com ênfase na tradição das Violas de Queluz ao secretário de Cultura de Conselheiro Lafaiete, Geraldo Lafayette. O projeto, em estudo, poderá resgatar a arte do saber tocar da viola caipira para jovens aprendizes da cidade e estará aberto também a tocadores que queiram se aperfeiçoar.

Hoje

A Escola de Violeiros Chico Lobo, se apresentará neste sábado, 11/05 a partir das 21h na Casa Teresa  (Rua Aquino Baêta, 112 -centro, em Conselheiro Lafaiete.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!