Fato Real
Regional

Parceria com IFMG amplia conhecimento científico entre alunos da rede municipal

Parceria entre Prefeitura e IFMG amplia conhecimento científico entre alunos da rede municipal

O conhecimento científico e o desenvolvimento de atividades experimentais estão sendo incentivados na rede municipal de ensino de Congonhas, por meio do Projeto Vivencie, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Congonhas. As aulas dedicadas a esse tema começaram este mês e vão até dezembro, tendo como público-alvo os alunos do 9º ano da Escola Municipal Michael Pereira de Souza. Na finalização do programa, os estudantes realizarão as atividades práticas no laboratório de Química e Biologia do IFMG campus Congonhas.

As atividades práticas são coordenadas por duas professoras do IFMG, com auxílio de dois alunos bolsista da mesma instituição, além da cooperação de professores de Ciências e funcionários da E.M. Michael Pereira de Souza.

Projeto Vivencie

A Secretaria de Educação e o IFMG Congonhas estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento de projetos entre escolas da educação básica e o Instituto Federal, buscando a ampliação dos saberes e a aproximação entre a sociedade e a instituição de ensino.

O objetivo do Projeto Vivencie é criar um ambiente de aprendizagem voltado para realização de atividades práticas que possibilitem ampliar a visão do estudante para discutir e empregar, na prática, conhecimentos teóricos da disciplina de Ciências, expandir o conhecimento científico para além da sala de aula, gerar envolvimento e percepção do papel ativo que o indivíduo tem na construção do seu conhecimento, estimular o aluno a desenvolver e utilizar o vocabulário científico e articular o uso da infraestrutura da Escola Municipal Michael Pereira de Souza e do IFMG campus Congonhas.  Esta ação favorece a incorporação de atividades práticas em Ciências no cotidiano escolar, em favor de uma promoção ativa do ensino e da aprendizagem.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!