Fato Real
Regional

Itaverava reforça vocação gastronômica no Circuito Sabores das Villas

Restaurante Pé da Serra foi o vencedor da etapa municipal

A etapa Itaverava do Circuito Gastronômico  Sabores das Villas realizado no domingo 26/05 teve o Restaurante Pé da Serra vencedor entre os estabelecimentos da cidade, que participaram do evento.  Para a final em Catas Altas da Noruega, o restaurante Pé da Serra estará levando o prato “Combinado da Serra”.

O segundo lugar ficou para a o bar Recanto dos Amigos (com o prato Tradições de Dona Maria) e o terceiro lugar ficou com a “Tira Gosto” da Parada João Neto (o prato Mineirinho João Neto).

A cidade de Itaverava tem se constituído já há alguns anos num destino de turismo gastronômico.  Do Restaurante Moinho Velho, localizado na comunidade dos Almeidas à antiga parada do Sr. Jair Neto, milhares de pessoas da região se dirigem todos os finais de semana para o lugar em busca da já tradicional comida mineira, o que movimenta a economia com geração de renda sustentável, pelo turismo.

Luiz Carlos Araujo. engº da Emater e Laércio Fernandes, presidente da Assoc. da Agricultura Familiar

Um destaque em Itaverava fica por conta do trabalho de apoio e valorização da economia da agricultura familiar. O engenheiro agrônomo Luiz Carlos Araújo com apoio do prefeito José Flaviano tem procurado juntar os produtores rurais nesse apoio. A produção orgânica de alimentos, (que afinal é presente nos pratos dos restaurantes locais como a criação e derivados de suínos e aves) será a base dessa atividade econômica.  Essa é uma das intenções da CODEMIG (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais) na valorização da comidinha mineira, tendo a cultura e a produção local da agricultura familiar como elementos de resgate para desenvolvimento e sustentabilidade.

Banda Mago Zen levou a qualidade musical ao evento

Como não poderia deixar de ser, é essa a filosofia do Festival Sabores das Villas, em segunda edição promovida pelo Circuito Villas e Fazendas de Minas.  Em Itaverava, a Secretaria de Cultura e Turismo proveu a estrutura e organização do evento.

A secretaria Tatiana Rezende e as turismólogas Mila Moreira e Andréia Martins, responsáveis pelo evento cuidaram de uma estrutura para centenas de pessoas que afinal compareceram em massa ao estádio municipal para além da degustação dos pratos degustarem também mais um grande show da banda lafaietense, Mago Zen.

Colaborou: José Geraldo Dutra/Bolão

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!