Fato Real
Política Regional

Glaycon busca recursos para patrimônio histórico do Bom Jesus do Bacalhau em Piranga

 

Distrito de Santo Antônio do Pirapetinga, popularmente chamado de Bacalhau, na zona rural de Piranga, é conhecido por uma das mais tradicionais festas religiosas da região.

Todos os anos, moradores e visitantes celebram o Jubileu, que acontece entre os dias 1º e 15 de agosto, no santuário erguido em honra ao padroeiro, Bom Jesus, evento que atrai romeiros vindos das cidades vizinhas e de todo o estado.

Agora, com o apoio do deputado estadual Glaycon Franco (PV), o poder público e a população de Piranga lutam para inserir a localidade de Bom Jesus do Bacalhau na rota do turismo religioso. Com esse objetivo, está sendo elaborado um projeto destinado a ampliar a divulgação do festival anual em louvor ao Bom Jesus. Também é considerada fundamental a realização de melhorias na estrada que liga Piranga à comunidade, já que, atualmente, o acesso a Bom Jesus do Bacalhau é feito sob condições precárias.

Glaycon disse que “o acesso às dependências do Santuário são muito ruins e precisam de uma intervenção para que o local fique mais acessível e proporcione maior conforto aos frequentadores, que crescem a cada ano”. A importância do Jubileu já foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que declarou o Festival como Patrimônio Histórico Cultural do Brasil, desde 1996.

Graças à intermediação feita pelo deputado, o prefeito de Piranga, José Carlos de Oliveira Marques e o pároco do Santuário do Bom Jesus do Bacalhau, Padre Reginaldo, puderam apresentar pessoalmente estes pleitos ao Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Marcelo Matte. O secretário colocou, à disposição, a equipe da pasta, que prestará a consultoria necessária para que a festa, de inquestionável relevância no calendário de eventos católicos da região, alcance a projeção estadual que merece.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!