Fato Real
Regional

Curral regional será construído na estrada de Ouro Branco

Construção de curral regional foi discutida em reunião

Na tarde desta quinta-feira, representantes do CODAP (Consórcio para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba) estiveram reunidos com o titular da Curadoria de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo do Ministério Público de Conselheiro Lafaiete, Glauco Peregrino. Ao término da reunião, o prefeito Mário Marcus reafirmou que o curral regional será construído: “A construção do curral regional já vem sendo tratada há muito tempo e não começou a ser discutida agora por conta dos últimos acontecimentos”.

Mário Marcus antecipou que, paralelamente à obra do curral regional, será lançada uma campanha educativa sobre o risco representado por animais de grande porte soltos à beira das estradas e nas ruas das cidades: “Definimos que iremos desenvolver um trabalho de conscientização, por meio do Sindicato dos Produtores Rurais, alertando os fazendeiros e criadores de gado para que redobrem a atenção e evitem soltar ou permitir a fuga dos animais, podendo provocar acidentes com prejuízos materiais e perdas humanas”.

O promotor Glauco Peregrino obteve dos representantes do CODAP a confirmação de que, além de ceder o terreno, a Gerdau também se comprometeu  a doar os perfis para o cercamento do curral regional, cuja delimitação será feita com encordoamento de arame oferecido pela Companhia Siderúrgica Nacional. O orçamento necessário para erguer e montar a estrutura já foi elaborado  e o passo seguinte consiste em adequações às legislações dos municípios parceiros para a criação de uma norma única conjunta que disciplinará a apreensão dos animais, cobrança de multas e venda em leilão daqueles que não forem reclamados pelos donos.

Animais serão recolhidos

Mário Marcus determinou a sua assessoria providências para uma intervenção imediata do município, em caráter emergencial, já na próxima semana, para o recolhimento de animais de grande porte em vias públicas, com veículo próprio para a atividade, apreensão e a aplicação de multas aos donos dos mesmos. No entanto, ainda não foi divulgado para onde os animais recolhidos serão levados

Nova reunião

Na próxima quarta-feira, o Ministério Público irá intermediar nova reunião, para a qual serão convidadas a Polícia Militar, Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, representantes da concessionária Via 040 e do DEER-MG (Departamento Estadual de Estradas e Rodagem).

As grandes empresas da região também serão convidadas para este encontro, cujo objetivo, segundo o promotor Glauco Peregrino, é definir ações concretas para o início das obras e a entrada em funcionamento do curral regional.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!