Fato Real
Política Regional

Castramóvel do Codap começa funcionar este mês

O veículo foi adquirido através emenda parlamentar de  Glaycon Franco

O Projeto de Controle Ético de Natalidade Animal do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba, também conhecido como Castramóvel do Codap, foi aprovado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). O serviço já pode ser prestado nos municípios de Brumadinho, Caranaíba, Catas Altas da Noruega, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Entre Rios de Minas, Jeceaba, Moeda, Ouro Branco, Piranga, São Brás do Suaçuí e Senhora de Oliveira.

O projeto foi apresentado, no dia 11 de Setembro, durante reunião da equipe do Consórcio, o presidente do Conselho, o médico veterinário Dr. Bruno Divino Rocha, e a assessoria do deputado estadual, Glaycon Franco, para deliberarem sobre o assunto. No dia 25, ocorreu a liberação.

O Projeto de Controle Ético de Natalidade Animal vai atuar para diminuir a população dos cães e gatos, através do programa multidisciplinar e humanitário de manejo de animais, que inclui castração, educação em guarda responsável, registro de identificação, promoção de adoção, entre outros. O Castramóvel vai ainda promover ações de educação ambiental e humanitária para incentivar o respeito aos animais e promover o bem-estar animal.

Aliado à castração, será implantado um sistema de registro definitivo e universal, a partir do uso de um microchip com localização subcutânea no animal que permite, por meio de um código individual, a identificação dos cães e gatos, bem como o registro de informações relevantes como castração e imunização.

Começando por Lafaiete

A zona rural de Conselheiro Lafaiete será a primeira a receber o atendimento do Castramóvel, o que deverá ocorrer em outubro. Em novembro e dezembro, será a vez de São Brás do Suaçuí, Brumadinho, Cristiano Otoni, Caranaíba e Ouro Branco.

Parceria

O programa será desenvolvido em parceria com as Associações de Proteção Animal dos municípios consorciados (ALPA – Conselheiro Lafaiete, ONG Recanto dos Animais – Ouro Branco, APARC – Congonhas, Anjos de Quatros Patas – São Brás do Suaçuí), que conhecem a realidade local e sabem onde há maior demanda de castração.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!