Fato Real
Regional

Casos de Covid-19 aumentam em Piranga e preocupam rede de saúde

A confirmação oficial de duas mortes de moradores da cidade e o anúncio de infectados no asilo local elevou o nível de preocupação da população de Piranga com a pandemia de Covid-9. O Lar de São José abriga atualmente mais de 70 idosos, justamente aqueles que constituem a faixa mais vulnerável ao contágio e às consequências do novo coronavírus.

A constatação de que o vírus está se espalhando entre idosos e colaboradores do Lar de São José se confirmou por meio da testagem realizada no local. Conforme a mais recente atualização do boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura, o registro de três novos casos elevou para seis o total de contaminações ocorridas somente na casa de repouso. Houve um óbito, um paciente recuperado, um internado em Conselheiro Lafaiete e outros dois hospitalizados com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.

No total, Piranga já tem 11 casos confirmados, dos quais dois levaram as vítimas à morte. O alto número de infectados na cidade preocupa toda a Macrorregião Centro-sul de Saúde, principalmente pelo fato de um foco de contágio haver sido detectado no lar para idosos, que integram o grupo com maior probabilidade de necessitar de internação hospitalar.

Para conter o avanço da doença, o prefeito José Carlos de Oliveira Marques prorrogou até a próxima sexta-feira, dia 05, a vigência das regras de distanciamento social. Permanece em vigor a suspensão dos alvarás de localização e funcionamento de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços não essenciais e dos alvarás sanitários. O transporte coletivo feito por ônibus, vans e outros veículos também continua interrompido.

Ainda segundo a Prefeitura de Piranga, todas as medidas decorrentes do cenário atual de contágio pelo novo coronavírus foram tomadas. O Município reiterou a recomendação para que os moradores cumpram ao máximo o isolamento social, observem o uso obrigatório e correto de máscaras ao transitar pelas vias públicas, utilizem álcool em gel 70% sempre que possível na higienização de superfícies e lavem constantemente as mãos com água e sabão, entre outras ações preventivas. Ao apresentar sintomas gripais como febre, dor de garganta, dificuldade para respirar ou qualquer outro sinal correlato, a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente para que as medidas de praxe sejam adotadas pelos profissionais e órgãos competentes de saúde.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!