Fato Real
Regional

Barbacena inaugura posto de coleta de sangue

Com o objetivo de atender a uma antiga demanda do Município e região, foi inaugurado na quinta-feira 28/11  em Barbacena, o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE).

O posto de coleta de sangue foi criado por meio de convênios firmados entre a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) e Fundação Hemominas. O convênio junto à Santa Casa tem como objeto a continuidade assistencial e logística ao PACE.

“O PACE precisa de todas essas instituições para que os doadores possam ter a cidade como referência também em relação à doação de sangue, através desta estratégia, poderemos atender às necessidades da cidade com maior tranqüilidade,” lembrou Júnia Guimarães, Presidente da Fundação Hemominas. A unidade funcionará para coleta de sangue. Já o material, posteriormente, será encaminhado para o Banco de Sangue do Hemominas em Juiz de Fora.

O PACE está localizado em uma sala, especialmente organizada, anexo à Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, localizado no bairro São Sebastião. A coleta será realizada, inicialmente, uma vez por semana.

As doações começaram já no dia seguinte à inauguração,  na sexta-feira (29).

O hábito de doar sangue requer responsabilidade, compromisso e, principalmente, solidariedade. O ato traz benefícios para todos: hospitais, pacientes e sociedade, além de dar mais segurança ao cidadão que, a qualquer momento, pode necessitar do procedimento transfusional.

Quem pode utilizar o serviço:

• Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue.
• Quem tem boas condições de saúde;
• Quem mantém um estilo de vida saudável e não se expõe a situações de risco para contrair doenças infecciosas e/ou sexualmente transmissíveis.
• Quem pesa acima de 50 kg;
• Mulheres, mesmo se menstruadas, e que fazem uso de anticoncepcionais.

Serviço:

 

Posto Avançado de Coleta Externa
Anexo à Santa Casa de Misericórdia de Barbacena
Rua Padre Toledo s/n°, bairro São Sebastião

 

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!