Fato Real
Regional

Aumentam casos suspeitos de coronavírus em Lafaiete, Congonhas e Barbacena

Centro de Lafaiete vazio nesta manhã

O fim de semana, assim como têm sido os últimos dias foi de tensão e tomadas de decisões para a prevenção e combate ao coronavírus.

As três maiores cidades da região se uniram numa decisão importante no final da semana passada e desde o último sábado 21/03 os estabelecimentos comerciais de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco, estão de portas fechadas como prevenção ao avanço da COVID-19. Estão suspensos temporariamente, pelo menos até o dia 31 deste mês os alvarás de funcionamento do comércio local. A exceção se aplica aqueles estabelecimentos que ofereçam produtos ou serviços essências, a exemplo dos supermercados, farmácias, laboratórios, clínicas médicas, postos de combustíveis, verdurões, açougues e padarias.

Aumento de casos suspeitos

Esta segunda-feira 23/03 amanhece com o registo de aumento de número de casos suspeitos de coronavírus na região.

Em Barbacena de sábado para domingo foram 16 novos casos suspeitos de coronavírus. Ao todo a cidade tem 70 casos considerados suspeitos e dois descartados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Barbacena foi considerado local com transmissão comunitária para COVID-19.

Em Congonhas dados oficias da Secretaria Municipal de Saúde são de que até este domingo (22) são investigados 71 casos de suspeita de  coronavírus na cidade, sendo que nove já foram descartados. São 40 pacientes do sexo masculino, e 31 do sexo feminino. Nenhum caso foi confirmado.

A Prefeitura de Ouro Branco informa que é falsa a notícia que circula em redes sociais sobre um caso confirmado do Coronavírus em Ouro Branco. Pela última atualização do boletim epidemiológico da SES) divulgado na tarde do sábado, há quatro casos suspeitos e nenhum caso confirmado na cidade. Foi criada a Central de Informações sobre a Saúde e sobre o Coronavírus, que estará em funcionamento a partir de hoje das 7h às 21h. Os telefones disponíveis são 3938-1168 e 3938-1169. Caso a pessoa apresente algum sintoma do coronavírus deve procurar o Hospital Raymundo Campos.

Em Conselheiro Lafaiete foi montado um comitê de crise para acompanhar todo o processo e operacionalizar as atividades durante o período de enfrentamento ao coronavírus. Segundo a última atualização de dados nesta segunda feira Lafaiete chegou á 28 notificações de suspeita de coronavírus. Destes, 08 já foram descartados e 20 seguem em análise.

A Secretaria Municipal de Saúde de Lafaiete disponibilizou as seguintes linhas telefônicas para atendimento das pessoas que tenham sintomas de gripe, com febre acima de 38 graus e dores de garganta: 3769-2547 e 3763-9525 Ao comunicar seu estado de saúde, o cidadão será orientado e direcionado para os cuidados que forem necessários. Não é verdade que as pessoas podem ligar para estes números para receber a visita em casa de médicos.

 

 

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!