Fato Real
Regional

Apresentado projeto de portal para entrada de Ouro Branco

O projeto do pórtico a ser construído na entrada de Ouro Branco foi apresentado à prefeitura do município nesta terça-feira 12/03.

O monumento ganhou forma sob os traços do renomado arquiteto Gustavo Penna em parceria com a universitária Fernanda Freitas, vencedora do primeiro Concurso Nacional de Ideias do programa “Gustavo Penna 73/23 – 50 anos de Arquitetura, Desenho e Palavra”, patrocinado pela Gerdau.

Segundo a proposta original, apresentada à prefeitura, o monumento deverá ser construído utilizando aço, pedras, concreto e pavimentação, matérias-primas que marcam a arquitetura da cidade. “Mais do que um monumento, esse portal marca a entrada dos visitantes em um território sagrado. Quem passar por ele poderá experimentar, por diversos sentidos, as sensações que reforçam a importância da cidade de Ouro Branco.Temos que valorizar o que é nosso e despertar esse sentimento de pertencimento nas pessoas. Uma cidade é o território referencial da existência de alguém e é essa mensagem que queremos deixar, que as pessoas celebrem e respeitem o município”, detalha o arquiteto Gustavo Penna, destacando que a estrutura é versátil e comporta um espaço para contemplação das belezas naturais da região.

A Gerdau doará o aço necessário para a construção do pórtico, bem como a matéria-prima para a produção do piso (coprodutos da siderurgia e mineração). “Para nós é gratificante apoiar esse projeto e poder contribuir para a valorização sociocultural da cidade. Acreditamos que o aço é um elemento que traz muitas das características de Ouro Branco, não apenas por sua representatividade econômica, mas por sua força, versatilidade e longevidade”, afirma Hermenio Gonçalves, diretor executivo da usina da Gerdau Ouro Branco.

Toda a execução do projeto ficará sob a responsabilidade da Prefeitura de Ouro Branco. As obras integrarão o plano de infraestrutura da cidade. “É essencial para a gestão pública e para o desenvolvimento de Ouro Branco conseguir parcerias como essa com a Gerdau e com o escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados. Esse Pórtico, utilizando aço e elementos de nossa história, ressalta a importância do produto de nossa terra, valorizando a identidade local e estabelecendo uma comunicação direta com os turistas e visitantes que aqui passam.”, explica o prefeito Hélio Campos.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!